O dramalhão, gênero mais conhecido da televisão latina, vai ganhar a América. As telenovelas, que antes eram depreciadas pelos mais intelectuais, agora estão no alvo de produtores de TV dos Estados Unidos.
A razão para a mudança é contundente. Segundo os índices de audiência do grupo Nielse, as telenovelas das redes espanholas Univisión e Telemundo estão entre os dez programas mais vistos no país no horário de pico de audiência. Logo, os canais em inglês querem aproveitar o sucesso que as telenovelas têm feito.
- Estamos falando de uma boa história e que funciona em todo o mundo. Claro que os interessa! - assegurou a atriz mexicana Salma Hayek, agora também produtora. Com sua companhia Ventanarosa, Hayek prepara para a cadeia ABC uma adaptação de "Betty, a feia", popular novela colombiana de 2003 que agora volta aos EUA com América Ferrara no papel de protagonista.
- Nesta nova versão, ela se mete no mundo da moda quase por acidente - adianta Salma.
A transformação de "Betty, a feia" para se tornar um produto mais adequado aos Estados Unidos é apenas um dos exemplos dos que virão. A Fox será a primeira a colocar em prática esta nova programação, no canal "My Network TV", que estreará no dia cinco de setembro um espaço de duas horas dedicado às telenovelas.
"Mesa para três" e Bo Derek à frente do "Fashion House" também são atrações que ultrapassaram fronteiras. A NBC, em parceria com o canal Telemundo, facilitará as coisas e a CBS prepara roteiros originais na mesma língua.
Para entrar na terra do Tio Sam, a telenovela passou por mudanças: os 200 capítulos habituais caíram para 65, que equivalem a três meses de exibição com cinco episódios por semana; o tom explosivo e passional das tramas será tratado de uma forma mais amena; e o cenário terá um aspecto mais urbano e com lugares conhecidos, para que o novo espectador se sinta em casa.
- A versão será um pouco diferente, mas com o mesmo conceito - declara Hayek.
Essas mesmas diferenças fizeram com que Bob Cook, da Fox, evitasse que a telenovela acabe em função da série dramática americana, já que este gênero ganha com o fato de ter uma história contínua, além de não precisar de um roteiro dramático definido.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião