Os 80 anos de Tom Jobim não passarão em branco na TV. A Rede Globo programou duas homenagens ao maestro, morto em dezembro de 1994, que completaria oito décadas nesta quinta-feira (25). A primeira acontece na novela "Páginas da vida" e, no domingo (28), vai ao ar um especial, com 45 minutos de duração, que passa em revista a extensa obra musical de Tom.
No capítulo desta quinta de "Páginas", Paulo e Daniel Jobim, respectivamente filho e neto do grande maestro, participam da novela ao inaugurarem a Sala Maestro Tom Jobim na casa de cultura AMA, da família Martins de Andrade.
Nas cenas gravadas na terça, Daniel ao piano e Paulo ao violão interpretam três clássicos de Tom Jobim: "Wave", "Luísa" e "Águas de março". Logo depois, o instrumentista Marcelo (personagem de Thiago Picci) toca uma música acompanhado por seus alunos do centro cultural. Um auditório lotado prestigia a inauguração. Estavam lá Tide (Tarcísio Meira), Olívia (Ana Paula Arósio), Carmem (Natália do Vale) e Greg (José Mayer), entre outros. A semelhança da voz de Daniel com a do avô emocionou o elenco durante as gravações. Uns até choraram.
No domingo, às 23h45, depois do "BBB 7", chega a homenagem maior: o especial "Tom Jobim - Eu sei que vou te amar". Dirigido por Luiz Gleiser e roteiro de Geraldinho Carneiro, o programa é um documentário, sem preocupação cronológica, sobre a vida e obra do músico. Os três blocos tratarão dos temas: "O Tom do Rio e do mundo", "Parcerias e trilhas", "Entre dois amores: o Brasil e as musas" e "Eu sei que vou te amar", permeados por músicas do maestro interpretadas por ele e grandes nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gal Costa.
- É uma viagem poética pela obra do Tom, mostrando sua contribuição à música brasileira e mundial - explica Gleiser que, junto com Geraldinho, pesquisou 20 horas de imagem do arquivo da TV Globo.
O especial, aliás, é todo composto por imagens de arquivo. Só foi gravado agora as chamadas dos blocos, apresentados por Camila Pitanga. Ela percorreu locais que eram muito freqüentados por Tom, como o Arpoador, a praia de Ipanema e o Jardim Botânico.
Além de trechos de entrevistas de Tom e de números musicais exibidos em diferentes programas da Globo (como "Globo de Ouro" e "Chico & Caetano"), o especial mostra ainda depoimentos de amigos do maestro à época de sua morte, entre eles Sonia Braga, Sting e Hugo Carvana. Imperdível.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião