Nas duas últimas semanas, a direção de Império se viu às voltas com um desafio digno de Janete Clair que resolveu o "abacaxi" mais conhecido da teledramaturgia brasileira, o corte da primeira versão de Roque Santeiro pela censura no dia da estreia, em 1975: Drica Moraes, intérprete da vilã Cora, foi afastada por problemas de saúde das gravações da novela e, em seu lugar, voltou a curitibana Marjorie Estiano que interpretou a mesma personagem na primeira fase da trama.
A assessoria de Drica Moraes informou que a atriz ficou totalmente sem voz por conta do ar-condicionado dos estúdios do Projac. Em 2010, ela teve leucemia, foi submetida a um transplante de medula óssea e está totalmente curada, mas com baixa imunidade.
Marjorie, que já estava reservada para a próxima novela de João Emanuel Carneiro, foi chamada às pressas pela direção da novela, após uma reunião entre o autor Aguinaldo Silva, o diretor-geral Rogério Gomes e Drica Moraes. Segundo fontes do Projac, Drica ficou arrasada por ser obrigada a deixar a trama, mas ainda existe a possibilidade de ela retornar à novela quando se recuperar.
A decisão de substituir Drica por Marjorie foi tomada na quarta-feira, dia 3, por Aguinaldo, Rogério Gomes e Silvio de Abreu, responsável pelo entretenimento diário da Globo. Marjorie recebeu os textos e gravou as cenas em menos de 24 horas. O diretor Rogério Gomes contou que as gravações se estenderam por todo fim de semana, para que a novela pudesse voltar a ter uma frente confortável. No último sábado (6), Marjorie voltou ao ar em uma cena muito bem feita, com destaque para a fotografia e a atuação segura da atriz.
A solução encontrada chama a atenção pelo ineditismo. Normalmente, quando um autor tem um problema semelhante, ele mata a personagem e tenta manter a lógica da história. Só que, no caso de Império, a coisa complica: Cora é a principal vilã da trama, responsável por desenrolar muitas tramas. Nas redes sociais, o público se dividiu entre quem amou a volta de Marjorie e quem criticou a solução "mexicanizada" adotada.
Sintonize
Já está no ar a campanha de fim de ano da Globo com o tema "tem talento surgindo em todo o país". Chama a atenção o talento das crianças entoando a tradicional música da emissora. Depois, no Projac, elas se juntam ao elenco e todos cantam juntos. Nada mais acertado. Afinal, em 2015 a Globo completa 50 anos e a mensagem é de renovação.
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