“Eu só não fico arrepiado porque eu sou muito macho pra ficar arrepiado”. A frase era dita constantemente por um apresentador de talk show que se comunicava aos berros, urinava no cenário, cuspia no chão, agredia os convidados e invariavelmente se referia ao telespectador por “sua bicha”. Esse foi Zeca Bordoada, o “apresentador que se garante” imortalizado por Guilherme Karan na“TV Macho”, sátira ao programa “TV Mulher” (que voltou recentemente ao ar, com Marília Gabriela, no Canal Viva).
O esquete era parte do humorístico “TV Pirata”, que foi ao ar de 1988 a 1990 e por um período em 1992. Karan, que morreu nesta quinta-feira aos 58 anos, vítima da síndrome de Machado-Joseph foi um dos mais populares da trupe por causa do papel que abordava, de maneira mordaz, os clichês do mundo ‘macho’.
Veja abaixo algumas pérolas protagonizadas por Karan no comando do “TV Macho” e, como bônus, uma paródia de comercial de lingerie que também foi exibida no “TV Pirata”.
ENTREVISTA COM TONHÃO
Também dentro da “TV Pirata”, Claudia Raia interpretava a presidiária Tonhão, personagem do seriado “As Presidiárias” (Muito antes de ‘Orange Is The New Black”). Aqui, os dois personagens falam sobre sexo e coleções de sapatos.
ESPECIALISTA EM MOCREIAS
Marco Nanini conta como é se relacionar com as chamadas mulheres feias.
PAULO TESOURÃO
Ney Latorraca, no papel de um ‘estilista’, profere uma das frases mais repetidas: “Homem não usa tecido, homem usa pano!”
MACHOL
Um xampu bem específico, sem frescuras.
TV MACHINHO
Caracterizado como uma apresentadora infantil, Zeca Bordoada destila ensinamentos machistas para crianças.
VALE LADRÃO
Até para se precaver de assalto é preciso ser macho.
COLECIONADOR DE MANDIOCA
Ressabiado, Zeca tem um entrevistado, também interpretado por Marco Nanini, que parece não condizer com a linha editorial do programa.
DELEGACIA DO MACHO
Diogo Vilela explica como funciona a delegacia que abriga os homens que agridem as mulheres. (sim, você leu direito)
POETA MACHO
Outro personagem de Diogo Vilela conta como escrever poesia sem perder o apelo ‘macho’.
COMERCIAL DE LINGERIE
Numa insólita partida de futebol, os jogadores usam calcinha e sutiã. Karan é o juiz, de lingerie preta.