A três dias da entrega dos primeiros dados da empresa alemã GfK, sua concorrente no Brasil, o Ibope anunciou que, em decisão inédita, vai liberar informações sobre a audiência de TVs aberta e paga em seu site.
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Trata-se da maior mudança já feita na política da empresa, que sempre foi rígida em relação ao sigilo das informações, até hoje divulgadas somente às emissoras -que repassavam ao público e à imprensa, mas não sem antes filtrar os dados.
Serão liberados semanalmente on-line os relatórios do PNT (Painel Nacional de Televisão) das 15 principais regiões metropolitanas do país. Eles têm informações como a média da audiência semanal das cinco maiores emissoras de TV aberta (Globo, SBT, Record, Band e RedeTV!), a audiência por dia da semana do horário nobre desses canais e rankings dos programas mais vistos.
Já está no ar a medição da semana de 14 a 20 de setembro. No período, a Globo ocupa as cinco primeiras posições da lista de programas mais assistidos da TV aberta e o Cartoon Network, canal infantil, domina o ranking da TV por assinatura, com oito de 10 atrações.
A novidade do Ibope acompanha uma prática comum fora do Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, o instituto Nielsen divulga regularmente números de audiência e listas dos programas mais populares.
No Brasil, a GfK terá seus primeiros índices em 1º de outubro, mas inicialmente vai divulgar os dados apenas aos clientes, sem previsão para abrir as informações na internet.
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