Se você está atrasado naquela série de livros ou de tevê que está dando o que falar, sabe que pode ser bem difícil desviar de revelações indesejadas sobre os capítulos que ainda não venceu. São os temidos spoilers, que podem partir de quem você menos espera.
Pois uma invenção, patenteada recentemente pelo Google, pretende resolver a questão automaticamente (antes que você tenha tempo de ler sem querer o que não devia).
Trata-se de um sistema que identifica potenciais spoilers com base em informações geradas pelas atividades dos usuários. O software recebe dados sobre em que estágio de determinada obra cada usuário está e filtra as informações que podem ser spoilers para aqueles que estão em estágios anteriores. O conteúdo, então, é ocultado e acompanhado por um aviso de spoiler.
Para funcionar, é claro, é preciso que o Google tenha acesso a informações de diversas plataformas. São mais dados que os usuários precisam disponibilizar ao gigante da internet.
Mas a patente – que, de acordo com o Google, não tem previsão para ser realizada – poderia tornar a navegação mais tranquila para quem quer consumir livros, filmes e séries em seu próprio ritmo. O que é particularmente útil quando se trata de séries cujas temporadas são disponibilizadas de uma vez só, como o House of Cards, do serviço Netflix.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos