Maria Casadevall na pele da excêntrica Lili| Foto: Divulgação

A atriz Maria Casadevall é a protagonista da série "Lili, a Ex", que estreia no dia 24 de setembro, às 22h30, no canal por assinatura GNT. A personagem é baseada nas tirinhas de histórias em quadrinhos de Caco Galhardo. O projeto conta com 13 episódios e aborda com humor os delírios de Lili, uma mulher obcecada pelo ex-marido, Reginaldo (Felipe Rocha). Completamente louca, ela se muda para o apartamento vizinho ao dele e inverte o olho mágico de sua porta para acompanhar tudo que se passa lá dentro.

CARREGANDO :)

"A personagem tem o timbre da loucura aumentado. A Lili tem tudo que nós temos, mas nela qualquer característica vem com uma lente de aumento. A história nasceu nos quadrinhos e, por mais que a gente tenha uma linguagem realista para mostrar na TV, dá para ter essa liberdade em cena", conta a atriz.

Maria afirma que gravar a série foi mais intenso do que sua única experiência em novela, como a moderna e fogosa Patrícia de "Amor à Vida", trama da Globo que saiu do ar em janeiro deste ano. Primeiro, por se tratar de uma protagonista. Segundo, pelo nível de entrega. "Foi um processo de imersão total. Abri mão da minha vida social. Passei três meses vivendo só para a Lili."

Publicidade

A atriz começou a trabalhar na série em junho, sendo que as duas primeiras semanas foram de ensaios. Os trabalhos no set de gravação só foram concluídos no último dia 10 de setembro. Maria conta que saía de casa todos os dias às 6h para poder começar a gravar nos estúdios da O2 Filmes em Cotia, na Grande São Paulo, a partir das 8h. Eram cerca de dez horas de gravações diárias.

"O resto de energia que sobrava, eu tinha de usar para estudar as cenas do dia seguinte. Foi um período de dedicação. Cada dia que eu saía do set, parecia que estava saindo do 'front' de batalha", comenta.

De acordo com a atriz, o convite para integrar o elenco de Lili surgiu por conta de seu destaque na novela de Walcyr Carrasco, mas ela não fez a leitura de texto pensando que seria a protagonista. "Só esse convite,para mim, já foi o máximo. A Patrícia foi a minha janela para o grande público e o diretor viu um vídeo meu que o levou a me querer no programa."

Piração

Numa das loucuras de Lili, ela cerra a porta de Reginaldo porque ele está no seu apartamento com outra mulher. Maria Casadevall diz que os rompantes da imaginação de Lili se misturam com a realidade. Então, tem muitas cenas que, como essa que ela cita, cerrar a porta do ex é só a imaginação fértil da personagem em ação.O que acontece mesmo é que Lili fica apertando a campainha até alguém vir atendê-la.

Publicidade

Entre os momentos surrealistas da personagem, vai ter muita cena hilária: ela arranca os próprios cabelos, enforca uma menina e até pega uma bazuca quando vê que Reginaldo está acompanhado. A câmera mostra o que está dentro da mente de Lili e depois volta para a realidade que continua a correr normalmente.

A intérprete da maluca personagem ouviu histórias de amigas como parte do seu laboratório para "imaginar" o que a Lili faria em determinadas situações. "A cabeça dela é muito cheia de coisas. Essa obsessão poderia ser chata, mas ela transforma isso numa situação envolvente porque é divertido, é cheio de delírios, é uma grande piração."

O elenco de "Lili, a Ex" conta ainda com Daniela Fontan (Cintia), Rosi Campos (Gina), João Vicente de Castro (Reinaldo), Milton Gonçalves (Anselmo), Alann Medinna (Johny) e Robson Nunes (Bituca). A série tem participações especiais, como a de Priscila Fantin, Nathália Rodrigues, Caio Castro, Nicolas Trevijano e Sophia Reis.

Os 13 episódios contam com raras cenas externas. A maior parte da série foi gravada em estúdio. Quando Lili não está no seu apartamento ou no de Reginaldo, ela está no corredor do prédio. As sequências externas foram gravadas na região da Praça Vilaboim, no bairro de Higienópolis (capital paulista).

Próximos passos

Publicidade

Maria revela que preferiu que sua ligação com a Globo não fosse permanente e exclusiva nesse primeiro momento. Ela vai trabalhar por obra, ou seja, receberá salário quando estiver trabalhando em algum programa da emissora.

"Houve uma conversa (de contrato fixo), mas quero trabalhar outras coisas, como série e cinema. Quero caminhar por outros lugares para ficar com uma bagagem mais completa, e eles concordaram", confidencia a atriz, que foi convidada para fazer a novela "Lady Marizete", que entrará na faixa das 19h após "Alto Astral", trama que substituirá "Geração Brasil".

Maria não sabe nada da sua personagem e afirma que a única certeza é que ela fará uma novela na emissora carioca em 2015. Agora, após lançar "Lili, a Ex", ela só que saber de férias.