Considerada uma das melhores escolhas da programação da Band no ano passado, a versão brasileira do reality show culinário MasterChef volta em nova temporada nesta terça-feira (19), a partir das 22h30.
O programa é um dos alicerces da emissora, que, recentemente, passou por uma crise de demissões, entre elas a das produções dos programas “Agora é Tarde”, com Rafinha Bastos, extinto em março, e “Tá na Tela”, com Luiz Bacci, que ficou apenas quatro meses no ar (entre agosto e dezembro de 2014). Meses antes da estreia desta nova temporada, 13 marcas já haviam fechado patrocínio com a emissora.
A nova onda dos reality shows
Por mais primitivos e arcaicos que pareçam os reality shows, não se iluda: nada indica que eles estão com seus dias contados. Uma onda de novas temporadas e novos formatos – reforçada por estudos sociais e antropológicos sobre o tema – aponta que esse tipo de programa, que completa 15 anos no Brasil, está mais forte que nunca.
Tal como na primeira edição do MasterChef no Brasil, a jornalista Ana Paula Padrão continua no comando do programa, ao lado dos jurados Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin.
Ao todo, serão 17 episódios, que, segundo a produção, mostrarão competições mais difíceis do que as da edição passada. A versão original da produção começou a ser exibida pela BBC do Reino Unido.
Seleção
A seleção dos candidatos para o MasterChef – que mostra a transformação de um cozinheiro amador em um chef profissional – começou em dezembro. Foram mais de 10 mil inscrições, que terminaram na seleção de 400 pessoas para teste presencial. Destas 75 vão encarar a primeira prova por uma vaga no reality, que será cozinhar para os jurados do programa.
O grande vencedor vai ganhar R$ 150 mil para abrir seu próprio negócio, R$ 1 mil por mês durante um ano para compras em supermercado, um carro e uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu, em Paris, além do troféu de MasterChef.