Julho terminou, as férias escolares chegaram ao fim, mas sempre há tempo para se esticar no sofá e ver filmes ou séries. Em agosto, a Netflix traz novidades interessantes, como a série “The Get Down”, criada por Baz Luhrmann (“Moulin Rouge”), e a animação “Beat Bugs”, embalada por canções dos Beatles em novas versões.
Entre os filmes, destaque para “Donald Trump’s The Art of the Deal: The Movie”, comédia em que Johnny Depp interpreta o candidato à presidência dos EUA, e o vencedor do Oscar “12 Anos de Escravidão”.
Confira as principais estreias, e ao que vale a pena dedicar algumas horas.
SÉRIES
The Americans - 3ª temporada
Data de estreia: 1/8
Por que assistir: considerada uma das melhores séries da atualidade, a trama do casal de espiões russos infiltrado nos Estados Unidos durante a Guerra Fria só cresce em tensão a cada temporada.
Por que não assistir: quem espera uma história de espionagem ao estilo de James Bond ou Jason Bourne, cheio de tiros e socos, pode se entediar com o ritmo mais cadenciado.
Luther - 4ª temporada
Data de estreia: 1/8
Por que assistir: uma série que mistura de forma envolvente histórias de detetive com drama psicológico. Assim é “Luther”, que comprova por que Idris Elba, vivendo um investigador de métodos pouco ortodoxos, é um dos grandes atores do momento.
Por que não assistir: a terceira temporada intensificou o foco na conduta de Luther, dando uma atenção menor aos casos investigados.
The Get Down
Data de estreia: 12/8
Por que assistir: a nova produção da Netflix conta a história de um grupo de jovens negros americanos nos anos 70 usando um pano de fundo ainda pouco explorado no cinema e na TV: o nascimento do hip hop, em paralelo à decadência da disco music.
Por que não assistir: quem assina a produção da série é Baz Luhrmann, conhecido por seus exageros visuais em “Moulin Rouge” e “O Grande Gatsby”.
Gotham- 2ª temporada
Data de estreia: 28/8
Por que assistir: a série busca destrinchar as origens de Bruce Wayne e o comissário Gordon em Gotham City, mas quem rouba a cena são os vilões em seus primórdios, como Pinguim, Charada, Espantalho e Harvey Dent.
Por que não assistir: se você espera uma série de super-heróis, melhor deixar para lá. Ainda que ambientada no universo da DC Comics, está mais para uma trama policial.
FILMES
O Lado Bom da Vida
Data de estreia: 1/8
Por que assistir: dois dos atores mais badalados hoje, Bradley Cooper e Jennifer Lawrence (premiada com o Oscar pelo papel), carregam muito bem a história de um casal com distúrbios psicológicos e suas dificuldades em se relacionar.
Por que não assistir: bem conduzida pelo diretor David O. Russell, a narrativa em alguns momentos acaba escorregando para o piegas.
12 Anos de Escravidão
Data de estreia: 1/8
Por que assistir: o filme de Steve McQueen (o diretor, não o astro dos anos 70) foi o grande vencedor do Oscar 2014, levando as estatuetas de melhor filme, atriz (Lupita Nyong’o) e roteiro adaptado.
Por que não assistir: a história do músico capturado para se tornar escravo tem ares de sadismo, focando excessivamente no sofrimento dos personagens.
Donald Trump’s The Art of the Deal: The Movie
Data de estreia: 1/8
Por que assistir: já vale a pena só pela curiosidade em ver Johnny Depp interpretando o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, protagonizando uma adaptação cinematográfica fake de sua autobiografia.
Por que não assistir: o filme foi produzido pelo site humorístico Funny or Die, que quis fazer algo deliberadamente caricato. Até demais, em alguns momentos.
Sete Dias com Marilyn
Data de estreia: 1/8
Por que assistir: Michelle Williams brilha ao incorporar a diva do cinema nesse filme que retrata um episódio específico de sua vida, a semana que passou na Inglaterra em companhia do jovem Colin Clark (Eddie Redmayne).
Por que não assistir: apesar da ótima atuação da protagonista, o filme acaba não se aprofundando nos dramas vividos por Marilyn, tratando-os de forma superficial.
Need for Speed, o Filme
Data de estreia: 1/8
Por que assistir: se você gosta de velocidade e jogou o popular game criado na década de 90, vai se divertir, principalmente com as sequências de pilotagem e perseguição.
Por que não assistir: convenhamos, 2h10 é tempo demais para um filme que serve apenas para entreter com carros de corrida.
O Hobbit: a Batalha dos Cinco Exércitos
Data de estreia: 9/8
Por que assistir: após os dois primeiros episódios, Peter Jackson conclui a saga de Bilbo Bolseiro e Thorin na luta contra o dragão Smaug.
Por que não assistir: leitores da obra de J.R.R. Tolkien podem reclamar que, nesse último episódio, sobrou ação e faltou um pouco mais de história.
Vizinhos
Data de estreia: 14/8
Por que assistir: mais do que uma comédia sobre dois vizinhos em pé de guerra (Seth Rogen, um pai de família em busca de tranquilidade, e Zac Efron, universitário que só quer saber de festa), o filme faz humor com os estereótipos masculinos.
Por que não assistir: seguindo a cartilha dos filmes de Judd Apatow (“O Virgem de 40 Anos”), não falta humor politicamente incorreto, com várias piadas de cunho sexual.
Xoxo
Data de estreia: 26/8
Por que assistir: produzida pela Netflix, a comédia acompanha um grupo de jovens a caminho de um festival de música eletrônica dos EUA. Um dos produtores do filme é o consagrado DJ britânico Pete Tong.
Por que não assistir: quem assina a direção é o estreante Cristopher Louie, que tem no currículo apenas trabalhos como animador.
Elysium
Data de estreia: 31/8
Por que assistir: Wagner Moura fez sua estreia internacional nessa ficção científica que mostra um futuro em que os ricos vivem em uma estação espacial bem estruturada, enquanto os pobres agonizam na Terra devastada. Quem dirige é Neil Blonkamp, de “Distrito 9”.
Por que não assistir: apesar da premissa interessante, o filme acaba tropeçando em alguns clichês e exageros.
DOCUMENTÁRIOS
I’ll Sleep When I’m Dead
Data de estreia: 19/8
Por que assistir: o documentário produzido pela Netflix acompanha o DJ e produtor eletrônico Steve Aoki, abordando sua trajetória e exibindo cenas de sua turnê.
Por que não assistir: para quem não gosta de música eletrônica a produção não traz maiores atrativos.
Fearless - 1ª temporada
Data de estreia: 19/8
Por que assistir: dividido em seis partes, o documentário também produzido pela Netflix acompanha um grupo de competidores brasileiros na maior prova internacional de rodeio nos Estados Unidos.
Por que não assistir: se você tem restrições a rodeios, nem precisa dizer nada.
INFANTIS
Beat Bugs - 1ª temporada
Data de estreia: 3/8
Por que assistir: como apresentar Beatles às crianças? A nova série animada da Netflix traz a história de um grupo de insetos explorando o jardim, embalada por canções do quarteto, interpretadas por nomes como Eddie Vedder, Chris Cornell e Pink.
Por que não assistir: segundo a sinopse oficial, a série terá “mensagens de esperança e lições importantes”, o que lança dúvidas sobre a forma como serão apresentadas.
Bottersnikes and Gumbles - 1ª temporada
Data de estreia: 19/8
Por que assistir: adaptada de uma série de livros de sucesso, promete usar o humor ágil para narrar as aventuras dos jovens Bunkles, que brincam enquanto tentam desviar das latas jogadas por seus vizinhos mal-humorados, os Bottersnikers.
Por que não assistir: apesar de os personagens serem simpáticos, os monstrengos Bottersnikers podem assustar as crianças menores.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”