Rebu vem da palavra rebuliço e foi uma gíria muito usada nos anos 1970 e 1980, principalmente pelos colunistas sociais da época, para retratar algo que causou grande impacto. Por isso a novela de Bráulio Pedroso, de 1974, tinha este nome. Agora, no remake que a Globo coloca no ar a partir do próximo dia 14, o que se mantém é a modernidade da estrutura narrativa - a história se passa em apenas 24 horas e é contada simultaneamente em três tempos: a festa, o dia seguinte e os flashbacks - e o crime, com o delicioso "quem matou?".
A primeira mudança que se nota na nova versão é com relação ao personagem principal. Na novela original, o protagonista era um homem (interpretado por Ziembinski) e agora é uma mulher, Angela Mahler, vivida por Patricia Pillar. "Optamos por isso porque, hoje, a mulher está cada vez mais no poder", explica George Moura, um dos autores da trama.
No entanto, o suspense se mantém, pois o enredo continua sendo uma festa de luxo em que um corpo aparece boiando na piscina e todos passam a ser suspeitos. Quem oferece a festa desta vez é a poderosa empreiteira Angela Mahler.
E, protagonizando a cena ao lado dela, está o personagem de Tony Ramos, Carlos Braga, dono da Braga Engenharia e parceiro de Angela em alguns negócios. A relação deles, que parece cordial, esconde muitos segredos. Para o ator veterano, trata-se de mais um desafio em sua carreira. "Gosto de ser surpreendido e, assim que fui convidado, aceitei. Não me lembro da novela original, mas fui cativado pela ideia em si", afirma Tony, para, em seguida, completar: "Sou um homem que gosta de fazer novela".
Mais curta
A favor do ritmo acelerado e do clima de suspense, a Globo colocou o diretor José Luiz Villamarim (o mesmo de "Avenida Brasil"), que garante: o telespectador verá uma história surpreendente, com muitas reviravoltas e paixão. E avisa: "A paixão fica na órbita da loucura, do exagero, da radicalidade, é diferente do amor". Nisto, inclui-se, obviamente, cenas quentes de sexo. Todos - inclusive os alpinistas sociais, que são muitos - estão na mansão de Angela Mahler para se dar bem.
A trama também é mais curta. Em vez dos 112 capítulos da original, agora são 36. Bom para o telespectador, que já saberá quem morreu no primeiro episódio (na versão original, a revelação só aparecia no capítulo 50). Já quem matou, só no último mesmo. "E, se vazar, a gente grava outro final", brinca George Moura.
Redes sociais
Atualmente, não basta ir a uma festa. É preciso mostrar para os amigos nas redes sociais. E assim também vai ser em "O Rebu". Só que, muitos dos convidados, podem se comprometer justamente por causa das "selfies" (autorretratos feitos com celular) e vídeos. A tarefa de analisar o material publicado na internet caberá ao delegado Nuno Pedroso (Marcos Palmeira) e à inspetora Rosa Nolasco (Dira Paes).
Quem é quem
Angela Mahler (Patricia Pillar) - Empresária, herdeira da grande empreiteira Mahler Engenharia. Solitária, fica muito próxima de Duda (Sophie Charlotte), jovem que criou como sua filha.
Carlos Braga Vidigal (Tony Ramos) - Empresário renomado, dono da Braga Engenharia e parceiro de Angela em alguns negócios. Casado com Lídia (Bel Kowarick), sua reputação é de homem sério e honesto.
Duda (Sophie Charlotte) - Criada na mansão Mahler como filha de Angela, seguindo inclusive seus passos nos negócios. Trabalha na Mahler Engenharia, onde conhece Bruno (Daniel de Oliveira), e se apaixona por ele.
Gilda Rezende (Cassia Kis Magro) - A diretora jurídica da Mahler Engenharia é a principal parceira de Angela. Casada com o também advogado Bernardo (José de Abreu), se envolve com Bruno.
Bernardo Rezende (José de Abreu) - Casado com Gilda, ele tem um caso com Mirna (Bianca Müller). É um homem ressentido por ter perdido poder.
Bruno Ferraz (Daniel de Oliveira) - O ambicioso profissional de TI (Tecnologia da Informação) trabalha para Angela. É apaixonado por Duda, mas, ao mesmo tempo, tem um caso com Gilda.
Vic Garcez (Vera Holtz) - Rica, a viúva é mãe de Maria Angélica (Camila Morgado). Ciumenta, é namorada de Kiko (Pablo Sanábio).
Maria Angélica (Camila Morgado) - Sua principal atividade é se divertir. Também adora seduzir. Envolve-se com Alain (Jesuíta Barbosa) na festa.
Betina (Laura Neiva) - Amante das redes sociais e amiga de Duda e Mirna. Trabalha com Roberta (Mariana Lima).
Mirna (Bianca Müller) - Exibida e provocadora, Mirna sabe que é bonita e se aproveita disso. Amiga de faculdade de Duda. Mantém um relacionamento clandestino com Bernardo.
Delegado Nuno Pedroso (Marcos Palmeira) - Policial ético e corajoso. Encanta-se por Angela Mahler e já teve um relacionamento com sua parceira Rosa (Dira Paes).
Rosa Nolasco (Dira Paes) - Braço-direito de Pedroso, Rosa é uma mulher bonita e obcecada pelo trabalho. Já teve um relacionamento com Pedroso e vive um drama pessoal.
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Sidônio fala em “cortina de fumaça” da extrema-direita nas redes ao tomar posse na Secom
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
O que está por trás da ausência de Lula na cerimônia de Trump? Assista ao Entrelinhas
Deixe sua opinião