O ano é 1993. Steven Spielberg filma na Europa “A Lista de Schindler”, drama sobre o holocausto que o deixou deprimido. Um dos ‘tratamentos’ para distraí-lo do horror que reencenava eram episódios gravados de um certo programa televisivo que ia ao ar na época.
Abril de 2016. Um motorista americano é parado com uma carga de milhares de latas de alumínio que seriam retornadas em Michigan, estado em que cada embalagem vale alguns centavos de dólar, prática para incentivar a reciclagem. Ele teria se baseado em um episódio da mesma série que ajudara Spielberg 23 anos atrás e acabou preso, porque é contravenção levar lixo de outros estados para efetuar a troca.
Conheça 13 curiosidades sobre a série
A história que inspiraria os dois homens é a de “Seinfeld”, exibida originalmente entre 1989 e 1998 e que se mantém no imaginário tanto de velhos quanto de novos públicos. Mas o que seria a receita que mantém fãs recitando falas quase 20 anos após o fim da “série sobre o nada”?
“A série ainda é onipresente e isso é um testamento para sua atemporalidade”, diz a jornalista americana Jennifer Keishin Armstrong em entrevista para a Gazeta do Povo.
Seinfeldia: How a Show about Nothing Changed Everything
320 páginas
Editora: Simon & Schuster
E-book: R$ 58, 75; versão impressa: R$ 78, 42 (preços pesquisados na Amazon.com.br)
Especialista em televisão e cultura pop, Jennifer é autora de “Seinfeldia – How a Show About Nothing Changed Everything” (ainda sem versão em português), best-seller lançado este ano em que ela destrincha o universo dos personagens Jerry, George, Elaine e Kramer, amigos numa Nova York pré 11 de setembro que parece ser o quintal de suas atitudes nem sempre admiráveis. Entrevistou roteiristas, produtores e fãs, que se amontoam em eventos que reproduzem jogos de beisebol como os do programa e em games intensos de perguntas e respostas como se o tempo estivesse congelado nos anos 1990.
“Há um fator de nostalgia, mas eu não acho que essa seja a razão principal para as pessoas voltarem a assistir de novo e de novo. Elas ainda citam os diálogos no cotidiano porque isso ainda parece relevante”, aposta ela. Embora não tenha números, ela diz que suas entrevistas mostraram que “filhos e netos de fãs” estão descobrindo a série por causa das reprises e do Hulu (serviço de streaming ainda não disponível no Brasil). “No último verão inteiro ouvi meus vizinhos universitários assistindo à série no streaming”, exemplifica.
Sem sentimentalismo
Até 1989, as séries de comédia seguiam a receita de enredo A + enredo B, repletos de piadas, risadas da plateia e uma moral da história.
As cópias de “Seinfeld”
Em entrevista recente, Jerry Seinfeld disse que “Friends” era também uma versão de “Seinfeld”, mas com atores de melhor aparência. “’Friends’ era a nossa série, mas com gente mais bonita. Nós notamos que eles estavam fazendo isso e pensamos ‘hmm, isso aí vai funcionar’”, contou ao podcast da Hollywood Reporter.
Mas a série de David Crane e Marta Kauffman, que foi contemporânea a Seinfeld, por alguns anos, não foi a única a beber na mesma fonte de “Seinfeld”.
It’s Always Sunny in Philadelphia
Assim como “Seinfeld”, estreou sem estardalhaço e com poucos episódios. Mas se mantém no ar após 10 temporadas. Baseia-se em cinco amigos que vivem ao redor do Paddy’s Pub. Todos são mesquinhos em alguma medida (mas não odiosos) e vivem de esquemas. Um tom acima de “Seinfeld”, mas com a mesma premissa de “no hugging, no learning”.
It´s Like, You Know
Espécie de “Seinfeld” com praia, já que é ambientado na costa americana, só durou 25 episódios. Mostra um nova-iorquino que chegava à ensolarada Los Angeles para escrever um livro que mostrava o pior que havia na cidade. Um peixe fora d’água, ele convive com os amigos californianos que se esforçam em mostrar que LA não é de todo ruim.
Os Normais
Aqui no Brasil, o casal de roteiristas Fernanda Young e Alexandre Machado provou que marmanjos egoístas também podem amar e formar casais duradouros. Os noivos Vani e Rui, personagens de Fernanda Torres e Luis Fernando Guimarães, também não têm muita noção, assim como a turma de Jerry e são imaturos em suas questões cotidianas.
Como seria ‘Seinfeld” nos anos 2010
Como os personagens da séries se confrontariam com questões como raça, gênero e mídias sociais?
Leia a matéria completaE a primeira coisa que Larry David, amigo de longa data de Jerry Seinfeld e co-roteirista da história instituiu foi a política do “no hugging, no learning” (algo como sem abraços e sem aprendizado), o que significava que a série deveria evitar sentimentalismo e lições de moral e os personagens não amadurecer a partir de seus erros.
“Seinfeld” foi contra tudo o que já estava estabelecido: propôs até quatro enredos por episódio, um para cada personagem, incluía alusões à alta literatura e homenagens a Samuel Beckett e Sartre e falava da vida cotidiana, o que aumentava a identificação com o público.
A maldição de Seinfeld
O que houve com as carreiras desses artistas? Algumas não fizeram jus às expectativas e, por isso, chegou-se a falar em uma “maldição
Leia a matéria completaTambém foi filmado em locações e usava técnicas de iluminação e câmera que eram mais como filme e menos como uma sitcom. Mas a principal novidade eram os personagens: Jerry, George, Elaine e Kramer não eram nada admiráveis. “Mostrou que as sitcoms poderiam ser inteligentes, afiadas e obscuras e que o público os adotaria de qualquer maneira”, resume Jennifer.
13 coisas sobre a série que você nunca imaginou
- Angela Corrêa especial para a Gazeta do Povo
1 - Jerry Seinfeld recusou uma oferta da NBC que teria rendido a ele US$ 110 milhões pela décima temporada da série.
2 - Michael Constanza, o amigo de Jerry Seinfeld que foi a inspiração para o nome de George, processou o amigo, Larry David e a NBC em US$ 100 milhões, alegando invasão de privacidade e difamação. O caso foi considerado improcedente.
3 - A medida em que Kramer se tornou mais popular, os aplausos da plateia começaram a ficar tão prolongados que o elenco reclamou que isso estava arruinando o ritmo das cenas. Os diretores passaram a pedir que a plateia não aplaudisse tanto quando Kramer entrasse.
4 - A intenção original era que o pai de Elaine, o autor Alton Benes, fosse um personagem recorrente, mas, assim como o personagem, o ator Lawrence Tierney tocou o terror no elenco e ficou decidido que ele jamais voltaria.
5 - Antes que a série fosse ao ar, Jerry Seinfeld perguntou a Jason Alexander se ele acreditava no sucesso do programa. Alexander disse que ele achava que eles não tinham chance “porque a audiência para essa série sou eu, e eu não assisto TV”.
6- Jason Alexander originalmente baseou George em Woody Allen. Quando ele percebeu que George era na verdade uma versão de Larry David, começou a copiar os maneirismos do criador da série.
7 - O Soup Nazi , um dos personagens mais emblemáticos da série, é baseado no dono de um restaurante de sopas em Manhattan. O iraniano Al Yeganeh preparava sopas ótimas, mas tratava os clientes com grosseria. Depois que o episódio foi ao ar, ele proibiu que se falasse ‘nazi’ no local e qualquer referência ao programa o deixava nervoso. A equipe de “Seinfeld” tomou coragem e foi ao estabelecimento e ele disse que a série tinha arruinado sua vida.
8 - Larry David nunca atendia às sugestões dos executivos da NBC e chegou a ser banido das reuniões.
9 - Kramer foi baseado em Kenny Kramer, um homem que trabalhou no mesmo andar que Larry David. O homem fez um tour chamado Kramer Reality Tour para mostrar lugares que sempre aparecem na série.
10 - A camisa de babados usada no episódio “The Puffy Shirt” está no museu Smithsonian.
11- A garçonete Claire (Lee Garlington), que aparece no piloto, seria uma personagem fixa, mas foi cortada. Dizem que ofendeu Larry David porque interferiu no roteiro. Elaine foi criada para substituí-la, já que a NBC exigia uma personagem feminina.
12- A lenda diz que elenco não aguentou trabalhar com Heidi Swedberg, que fazia a noiva de George, Susan, e por isso ela morreu na história. Em 2015, Jason Alexander esclareceu que gosta da atriz e a considera talentosa, mas que seu senso de humor não combinava com o resto do elenco. Depois, admitiu que isso acabou sendo benéfico para a história, porque a personagem também não se enturmava com os demais.
13 - Assim como George, Larry David pediu demissão de maneira impulsiva e voltou como se nada tivesse acontecido pouco depois. No seu caso, o emprego era como roteirista de “Saturday Night Live”. Ele só conseguiu emplacar uma esquete em um ano inteiro de trabalho e, mesmo assim, um que encerrava o programa. Foi lá também que ele conheceu Julia Louis-Dreyfus.
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