A exibição da novela “Os Dez Mandamentos” foi um sucesso sem precedentes para a Record. A trama que conta a saga de Moisés chegou ao fim após ótima audiência, duas temporadas e até um longa-metragem. Para manter a boa campanha no horário nobre, a emissora não arrisca. Com “A Terra Prometida”, que estreia nesta terça-feira (05), segue contando uma história bíblica, a de Josué (Sidney Sampaio), no caso, mas empresta elementos do maior produto de entretenimento atual e aproxima “Game of Thrones” aos estúdios Recnov.
Com a divulgação da sinopse, perfis dos personagens e as primeiras fotos dos atores caracterizados, ficou claro que o uso dos elementos da série da HBO não seria sutil. A história de Josué é salpicada de referências à série, que por sua vez é baseada na obra do escritor americano George R. R. Martin.
O autor da novela, Renato Modesto, assume a inspiração e ser fã da saga da disputa pelo trono de ferro.
O exemplo mais escancarado das referências é a personagem de Juliana Silveira, que ganhou um nome pleonasmo, baseado diretamente em Daenerys Targarien (Emilia Clarke): rainha Kalesi. Explica-se: em “Game of Thrones”, Dany vira Khaleesi (um título de nobreza) após o casamento com Khal Drogo, líder dos Dothraki.
Para a Khaleesi de “A Terra Prometida”, saem os dragões e entram as cobras. “A temida “senhora das serpentes” de Jericó. Tão bela, quanto má, esposa do Rei Marek (Igor Rickli, ator de Ponta Grossa). Sádica, cruel”, diz a descrição da personagem fornecida pela emissora. Alguém aí também se lembrou de Cersei Lannister (Lena Headey)?
As primeiras imagens divulgadas sobre as cenas também mostram que a trama, que não deixa de ser uma continuação de “Os Dez Mandamentos”, será pródiga em exércitos sobre cavalos e conflitos. Talvez não tão sangrentos e bem finalizados como A Batalha dos Bastardos, apresentada no penúltimo episódio da temporada mais recente de “Game of Thrones”.
Não é exatamente novidade quando se fala em uma trama bíblica, mas os núcleos serão separados em tribos, os Efraims, os Levitas, os Judás, os Benjamins, numa dinâmica que lembra a das casas Starks, Lannisters e Targaryens.
Até um gigante entrou na história de Josué. Paulo Goulart Filho vai interpretar Halmal, que fica amigo das crianças. Resta saber se ele está mais para Hodor (Kristian Nairn) ou para Montanha (Hafthor Bjornsson).
A história
O profeta Josué foi o líder dos hebreus após a morte de Moisés. Era um bom estrategista militar e, sob seu comando, o povo que saiu do Egito tomou conta de Canaã, a terra prometida ainda a Abraão.
Como Bolsonaro se prepara para reagir ao indiciamento por suposto golpe
Corte de gastos do governo: quais as medidas que Haddad pode anunciar nesta quarta
Mentor do golpe ou quem o impediu: as narrativas em torno de Bolsonaro após indiciamento
“Era atendimento religioso”, diz defesa de padre indiciado com Bolsonaro
Deixe sua opinião