| Foto: Divulgação / TV Globo

Intervalo

- A RPC TV aderiu ao movimento global Outubro Rosa, que visa conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Até o dia 31 deste mês, as torres da RPC TV Curitiba, RPC TV Londrina, RPC TV Foz do Iguaçu e RPC TV Maringá recebem iluminação especial na cor rosa.

- Sintonize Dupla Identidade, série de Gloria Perez, com direção de Mauro Mendonça Filho, um dos melhores diretores da Globo e do cineasta René Sampaio, melhora a cada episódio e mostra a boa sintonia do trabalho entre texto e direção, o que havia sendo sentido falta nos últimos trabalhos de Gloria.

CARREGANDO :)

Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje? A perguntava rondava a cabeça dos autores Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères em 1988, quando escreveram a sinopse de Vale Tudo, um dos maiores sucessos da história da televisão brasileira. A trama está de volta em DVD, lançado pela área de licenciamento da Globo, conforme a coluna antecipou.

Os autores centram a discussão sobre honestidade e desonestidade no antagonismo entre mãe e filha: a íntegra Raquel Accioli, vivida por Regina Duarte (uma das mais queridas atrizes da TV e desta coluna), e seu o oposto, a filha Maria de Fátima, interpretada por Glória Pires (a atriz favorita deste colunista), ambas em atuações inesquecíveis. Jovem inescrupulosa, Maria de Fátima não mede esforços para "subir na vida". Logo nos primeiros capítulos da novela, a moça vende a única propriedade da família e foge com o dinheiro para o Rio de Janeiro. A partir daí, os outros personagens são apresentados como a icônica Odete Roitman (Beatriz Segall).

Publicidade

No capítulo 193, exibido na véspera do Natal de 1988, Odete é assassinada gerando um grande mistério na história, o "Quem Matou Odete Roitman?", que durou apenas treze dias. Na revelação, gravada na tarde da exibição do capítulo, em 6 de janeiro de 1989, o Ibope registrou 86% de audiência e mostrou Leila (Cássia Kis Magro) como a assassina.

Em 2010, o Canal VIVA escolheu a trama para a abrir de faixa de horário nobre e registrou excelente audiência, sem contar o fenômeno que se viu nas redes sociais, onde a novela se tornou cult. Este colunista conseguiu acompanhar todos os capítulos e registrar: é, de fato, uma das melhores novelas da nossa tevê. Texto, direção (de Dennis Carvalho), tema e atuações espetaculares como as de Regina, Gloria, Beatriz Segall, Nathalia Timberg, Renata Sorrah e Lídia Brondi fazem parte de Vale Tudo.

Desta vez, finalmente, o DVD traz extras para os fãs da novela. Entre o material, reportagem especial sobre os bastidores da gravação da cena da morte de Odete Roitman e entrevistas com os principais atores sobre a importância da novela. Com 37 horas de duração distribuídas em 13 discos, Vale Tudo está à venda desde ontem nas lojas especializadas e disponível também no site da Globo Marcas. O preço sugerido é de R$ 164,90.