No Dia Mundial de Luta contra a Aids, não são apenas ONGs, voluntários e militantes sociais que entram na batalha contra o preconceito. Alguns canais de TV aproveitam a data para colocar no ar programas sobre o universo doença ainda incurável e que, após sua descoberta, ocasionou uma mudança radical no comportamento sexual.
Quem sai na frente é o canal por assinatura GNT, que estréia nesta quarta-feira (30), às 21h, o documentário inédito "Big Brother Aids". Gravado em Uganda, o programa mostra, enquanto a primeira edição do "Big Brother África" estreava na televisão mobilizando milhares de pessoas por todo país, uma realidade bem diferente da revelada pelo programa responsável por criar celebridades instantâneas. Pelas ruas de Kampala, o documentário oferece um retrato cruel dos ugandenses, que sofrem com a epidemia desde 1982, quando foi descoberto o primeiro caso de Aids no mundo, numa vila perto de Lake Victoria. Mais de 20 anos depois, o vírus HIV é a maior causa de mortalidade na faixa etária de 15 a 49 anos na região, contabilizando mais de um milhão de soropositivos e dois milhões de órfãos da AIDS. A partir desta segunda-feira, o GNT exibe ainda outros documentários sobre o assunto: "Mulheres positivas", filme inglês que revela o cotidiano de três mulheres heterossexuais e que seguem sua vida normalmente, apesar da doença; "Nós mulheres", um longa que mostra o papel da força feminina na luta contra a AIDS; e "40 First Ladies", um belo documentário sobre o trabalho de 40 primeiras-damas africanas que lutam contra o mal.
A MTV também reservou um espaço em sua grade de programação para o tema. Na quinta-feira (1º) acontece a estréia mundial do filme para TV "Transit". A produção é parte da campanha de prevenção contra o HIV/AIDS Staying Alive e narra a trajetória de oito personagens numa viagem pelos quatro continentes, onde a busca por emoção e sexo acaba se tornando o protagonista da história. Tudo isso recheado de belas locações, como São Petersburgo e Los Angeles, num filme embalado por uma trilha sonora de impacto. Com um elenco que inclui atriz britânica Shelly Conn e Humberto Busto, "Transit" foi desenvolvido pela MTVNI junto com a Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (Sida).
Para assistir:
No GNT - Canal Globosat (NET/ Sky, canal 41)
"Big Brother AIDS"
Estréia dia 30/11 (quarta-feira) às 21hHorários alternativos: 01/12 às 12h30m
"Mulheres positivas"
28/11, segunda-feira às 21h
"Nós mulheres..."
29/11, terça-feira, às 21h
"40 First Ladies"
01/12, quinta-feira, às 21h
Na MTV - canal 25
"Transit"01/12, quinta-feira, às 19h
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”