Com quase todos os filmes que concorrem ao Oscar já nas telas brasileiras, a expectativa agora se volta para a maior festa do cinema, que acontece dia 25 de fevereiro, em Los Angeles. O frisson do tapete vermelho e todo o brilho da cerimônia estarão no ar na tela da TV. As emissoras Globo (na TV aberta) e TNT (no cabo) transmitem a premiação e seus bastidores.
A TV Globo exibe a festa do Oscar parcialmente ao vivo no dia 25. Como já virou praxe na emissora carioca, ela não vai alterar sua grade de programação. Portanto, o início da cerimônia não deve ser exibido ao vivo, sendo exibido um compacto para só depois começarem as transmissões ao vivo. O canal promete encurtar um pouco o "Fantástico" e o "BBB 7". Mas só deve iniciar a exibição por volta das 23h10, perdendo parte da cerimônia. Na Globo, o Oscar terá narração da jornalista Maria Beltrão e comentários do ator e cinéfilo José Wilker. Durante o "Fantástico", serão exibidos flashes da premiação, promete o canal.
A transmissão mais completa será a da TNT, que inicia as transmissões às 21h, com o "Pré-show TNT", que mostrará todo o frisson do tapete vermelho. O expert em cinema Rubens Ewald Filho e a apresentadora da Maria Cândida (hoje na Record) comandam a festa para o canal a cabo. Às 22h haverá o "Pré-show ABC", promovido pela emissora americana que detém os direitos da noite de gala da Sétima Arte. Nesta meia hora, os bastidores também dão o tom da cobertura. Do Brasil, a dupla Rubens/Maria prossegue nos comentários. Às 22h30 começa a cerimônia propriamente dita, que terá tradução simultânea de Regina McCarthy e comentários de Rubens Ewald Filho.
Já no clima da contagem regressiva para o Oscar, a partir do dia 18 a TNT exibe durante uma semana, às 22h, filmes que já foram premiados com a estatueta. Dia 18, a atração é "Traffic" (que levou nas categorias ator coadjuvante (Benício Del Toro), direção (Steven Soderbergh), montagem e roteiro adaptado). Dia 19, é a vez de "Encontros e desencontros" (roteiro original). No dia seguinte, tem "Quase famosos" (roteiro original). Na quarta, dia 21, chega "Dia de treinamento" (ator para Denzel Washington). Na quinta, o destaque é "Pollock" (atriz coadjuvante para Marcia Gay Harden). Dia 23 é a vez de "Mestre dos mares O lado mais distante do mundo" (fotografia e edição de som). No encerramento da contagem chega "Matrix", no sábado, dia 24. O longa foi premiado nas categorias montagem, som, edição de efeitos sonoros e efeitos visuais.
O canal a cabo E! Entertainment Televison também exibirá o tapete vermelho do Oscar, mas ainda não divulgou os horários de seu "The red carpet show".
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast