A série Terça com Arte, promovida pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em parceria com o Museu Oscar Niemeyer (MON), apresenta nesta terça-feira (14), a palestra "Uiara Bartira: um olhar antroposófico", no auditório do Museu. A artista plástica vai falar sobre a alma, o ser e o corpo, frente ao mundo que se observa.
Ela se fundamenta em conceitos da gnoseologia, da cosmovisão e da complexidade do mundo através das artes. Para isto, a artista irá utilizar imagens do cinema e de outras artes visuais, além da música. Segundo Bartira, a antroposofia pode ser aplicada como uma possibilidade de caminho para o artista. "Se eu tenho algum destaque na arte brasileira hoje, é porque concentro minhas energias para dentro de mim mesma, não para a auto-exposição ou saturação da minha obra."
A artista coloca-se como uma interlocutora do escritor suíço Rudolf Steiner (1861-1925), que disse: "Temos que erradicar da alma todo o medo do que o futuro possa trazer ao homem. Temos que adquirir serenidade em todos os sentimentos e sensações a respeito do futuro. Temos que olhar para frente com absoluta eqüanimidade para com tudo que possa vir. E temos que pensar somente que tudo que vier nos será dado por uma direção mundial plena de sabedoria. Isto é o que temos que aprender nessa era, a saber: viver em pura confiança, sem qualquer segurança na existência, confiança na ajuda sempre presente do mundo espiritual. Em verdade, nada terá valor se a coragem nos faltar."
O evento tem entrada franca.
Confira outras atrações no Guias e Roteiros
Serviço: Palestra "Uiara Bartira: um olhar antroposófico". Terça-feira (14) às 19h. Auditório do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico) Entrada Franca.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara
Deixe sua opinião