"Está acabado, mas é isso. Este é o último Natal, sem dúvida alguma", diz Ryan Kugler, presidente da última grande empresa norte-americana a distribuir fitas VHS, formato de mídia lançado em 1976 pela japonesa JVC.

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Em entrevista ao "Los Angeles Times", Ryan e seu irmão, Brad, contam os motivos que levaram a Distribution Video Audio (DVA) a encerrar o suporte às fitas de vídeo.

"Eu fui o último a comprar e a vender fitas VHS, e agora chegou o fim", diz o presidente, explicando que o estoque restante será doado ou simplesmente descartado.

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Segundo o "Los Angeles Times", a DVA vendeu mais de 4 milhões de VHS nos últimos dois anos. A estratégia da empresa foi comprar de volta o estoque encalhado em distribuidores, lojas e estúdios, que já adotavam o formato DVD. A empresa, com sede em Burbank (Califórnia), foi fundada em 1988 e não encerrará atividades, já que trabalha com outros formatos de mídia, além de games e livros.

Se o DVD parece ter substituído o VHS "rápido demais", ele mesmo não terá mais muito tempo de vida, de acordo com Ryan. Ele diz que o formato estará obsoleto em três ou quatro anos: "Vai ser tudo Blu-Ray".

O último sucesso do cinema lançado em fitas VHS foi "Marcas da violência" (2006), do diretor David Cronenberg.