Até hoje alguns teóricos insistem em dizer que o artista holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972) não foi inovador, pois a técnica usada em suas litogravuras e xilogravuras já era algo "propagado." De qualquer forma, os quebra-cabeças visuais do artista o tornaram um dos mais queridos do público. Em cartaz no Museu Oscar Niemeyer há quatro meses, a mostra A Magia de Escher encerra a sua temporada curitibana neste domingo (veja o serviço completo no Guia Gazeta do Povo).
A exposição, levando em conta o período em exibição, foi a mais visitada do MON até hoje: 189 mil pessoas entre 11 de abril e 22 de agosto. Outras mostras, como Múltiplo Leminski e Eternos Tesouros do Japão (2006), alcançaram 200 mil visitantes, mas permaneceram expostas por mais tempo.
Em 2001, quando esteve no Rio de Janeiro e São Paulo, a exposição com obras do artista holandês foi a mais visitada do mundo, segundo ranking da revista especializada The Art Newspaper.
No MON, o visitante poderá ver 85 xilogravuras e litogravuras de Escher, além das instalações interativas batizadas de "enigmas", que permitem que o espectador capte os efeitos óticos, característica principal do trabalho do artista. Há, ainda, um documentário sobre a história de Escher e outro filme em 3D, de sete minutos, que percorre uma das obras do artista (a sala tem capacidade para 40 pessoas por exibição, e é necessário retirar uma senha de espera).
Arranjos
A demanda do público ao longo dos meses nos quais a exposição ficou em cartaz foi tanta que o museu precisou ampliar o horário de visitação, além de disponibilizar mais funcionários para orientar os visitantes na sala. De hoje até domingo, A Magia de Escher funciona das 10 às 20 horas é a única exposição com horário ampliado. A mostra costuma ser bastante movimentada o dia todo, mas o horário de pico costuma ocorrer no fim da manhã (por volta das 11h30) e das 15 às 17 horas.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião