A partir do dia 9 de agosto, Paris será invadida pelo Paraná e suas tamancas de madeira. Não se trata de nenhuma manobra política violenta e, sim, da Semana do Paraná na França, evento integrante das celebrações do Ano Brasil na França, que se estenderá até o fim de 2005.
Durante a segunda semana de agosto, o Espaço Brasil, em Paris, será palco de exposições e apresentações musicais de artistas paranaenses, selecionados por curadores do Ministério da Cultura (MinC) e pela Secretaria de Estado da Cultura (Seec), que contou com uma verba de R$ 450 mil, cedida pelo governo do estado, por intermédio da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral.
Na programação, há exposições de arte contemporânea e artesanato, mostra multimídia de fotografia, exibição de um documentário sobre a cultura paranaense, além de shows de grupos do estado, alguns apresentando vertentes da música folclórica e de raiz feita por aqui.
Na área de artes plásticas, as artistas Eliane Prolik, Carina Weidle e Juliana Stein foram selecionadas pelo curador do MinC, Evandro Salles, para participar de uma exposição na Galeria de Arte Contemporânea local para exposições situado no Espaço Brasil. Reunindo 22 artistas de seis estados brasileiros, a exposição, de acordo com Salles, pretende "percorrer diferentes contextos culturais do país, apresentando perfis diversos da pesquisa estética e do experimentalismo que se desenvolvem na atual conjuntura brasileira".
Após visitas ao Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) e aos ateliês das artistas, Salles escolheu algumas esculturas em cobre de Eliane, fotografias e esculturas de Carina e construções fotográficas de Juliana.
Ainda na área de visuais, será realizada uma Antologia da Fotografia Paranaense, exposição em formato multimídia que irá projetar, em tela de alta resolução, imagens de 14 fotógrafos do estado. Coordenada por Vicente Jair Mendes, diretor do MAC, uma comissão de quatro fotógrafos Nego Miranda, Wilma Slomp, João Urban e Orlando Azevedo selecionou os participantes da antologia, que além de seus trabalhos, terão exibidos no telão um breve currículo e um retrato.
O artesanato também será representado na semana franco-paranaense, com a presença de obras dos artesãos Antônio Pereira dos Santos, Laurentino Rosa dos Santos, Ivan Cordeiro, Luiz Pompeo e Donizzete do Vale. O curador do MinC, Ronaldo Barbosa, também responsável pelo design e cenografia do Espaço Brasil, selecionou mais de mil peças, entre cestaria, violas, rabecas, tamancos e esculturas.
Na parte musical, a seleção dos artistas representantes do Paraná ficou a cargo de uma comissão formada por integrantes da Seec, entre eles, a secretária estadual da Cultura, Vera Mussi. Seguindo a linha "música de raiz", a seleção também prezou por grupos que já mantêm parcerias com a secretaria.
Mesclando world music ao fandango do litoral paranaense, o Grupo Fato é uma das atrações musicais selecionadas para participar do evento. Pela primeira vez apresentando-se no exterior, a banda liderada por Ulisses Galetto apresenta o show Atamancados, estreado em maio de 2003. Já a Orquestra Paranaense de Viola Caipira, de Cascavel, formada por 30 músicos (apenas 20 irão a Paris), irá mostrar ao público europeu um repertório formado por canções de compositores como Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho e até uma inusitada versão do "Hino Nacional".
Formado pelos músicos Cláudio Menandro, Rodrigo Capistrano e Leandro Teixeira, o trio Três no Choro irá apresentar um repertório de música instrumental brasileira, evidenciando o choro e a bossa nova. Entre as canções, composições de Heitor Villa-Lobos, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, entre outros.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais