O espetáculo Música e Dança, que a Orquestra de Câmara de Blumenau apresenta hoje (confira o serviço completo do concerto), às 20h30, no Teatro Fernanda Montenegro, vem com um formato que, de acordo com o spalla e diretor artístico da orquestra, Daniele Girardello, tem elementos para agradar a todo tipo de público. O programa, eclético, terá a execução de uma orquestra preparada, formada por 16 músicos de alto nível. Ao mesmo tempo, apresenta o repertório contando a história da música e da dança com coreografias executadas por seis bailarinos em figurinos de época.
"É uma maneira de tornar a apresentação mais abrangente. Acho que a música erudita não pode se apresentar sempre da mesma maneira, caso contrário fica distanciada do público. E a orquestra precisa dele", diz Girardello. "A resistência das pessoas existe quando nunca assistiram a um concerto, e acham que não vão gostar", diz o músico, que criou um espetáculo dividido em cinco partes para falar de períodos fundamentais da história da música e da dança.
Apresentação
Na primeira parte do espetáculo, que representa o período barroco, as composições de Jean-Baptiste Lully (1632-1687) são acompanhadas por danças inspiradas nos passos da corte de Luís XIV. Na segunda, danças como a valsa e a polca acompanham as músicas de Johann Strauss II (1825-1899). As danças europeias que inspiraram compositores a partir do século 19, como o caso da música húngara para Johannes Brahms (1833-1897) e da romena para Béla Bártok (1881-1945), são o tema da terceira parte, que é seguida pelos tangos de Astor Piazzolla e Carlos Gardel, na quarta parte. Os ritmos brasileiros, que foram incorporados por compositores como César Guerra-Peixe, encerram a apresentação.
"A música e dança foram as primeiras linguagens do homem, e sempre se desenvolveram paralelamente. Talvez a novidade desse espetáculo seja contar essa evolução", diz o músico, que assumiu a coordenação artística da orquestra em 2007 sempre de olho no público e em projetos que facilitem a captação de recursos da orquestra, uma instituição privada. "Pode-se fazer qualquer gênero de musica, desde que seja bem feita. E é o que está acontecendo", diz.
A apresentação Música e Dança também acontece amanhã, em Maringá, no Teatro Marista (Av. Itororó, 130 Centro), e na quinta-feira , em Cascavel, no Centro Cultural Gilberto Mayer (R. Duque de Caxias, 379 Centro). Todas as apresentações são gratuitas.
Serviço:
Música e Dança. Orquestra de Câmara de Blumenau (confira o serviço completo do espetáculo). Teatro Fernanda Montenegro (Al. Dom Pedro II, 255), (41) 3224-4986.
Hoje, às 20h30. A entrada é franca.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura