O novo trabalho de Anna Maria Jopek pode explicar a excitação que a cantora e produtora polonesa diz sentir em relação ao seu primeiro show no Brasil, que apresenta ao lado de Ivan Lins na próxima segunda-feira, às 20 horas, no Canal da Música. Prestes a ser lançado, o projeto Spotkania ("Encontros", em tradução livre) tem três discos. O primeiro, Haiku, é um encontro da música tradicional da Polônia e do Japão, incluindo a participação de músicos japoneses. O segundo, Polanna, é dedicado às raízes de Anna Maria, e traz músicas folclóricas da Renascença até os dias de hoje. O terceiro, também significativo da relação de Anna com as diferentes culturas que conheceu em viagens a diversas partes do mundo, tem um pé no Brasil. Sobremesa surgiu da fascinação da cantora pela cultura lusófona e pela língua portuguesa, incluindo as tradições de países colonizados por Portugal.
"Eu e meu marido descobrimos Lisboa há alguns anos", conta Anna, por telefone, à Gazeta do Povo. "Ficamos fascinados. Não se trata só da beleza do lugar e das pessoas, mas de sua música, que é fascinante. São muitas culturas em um único lugar. Há influência de Moçambique, Cabo Verde, Brasil. Para alguém que ama música como nós, é um grande lugar para se conhecer pessoas e encontrar essa cooperação maravilhosa entre as culturas", diz a cantora, que tem o jazz como uma de suas principais influências.
Foi neste disco que Anna Maria gravou "O Acaso", de Ivan Lins de acordo ela, "um gênio de nossos tempos". A cantora conheceu o brasileiro na casa de shows Hollywood Bowl, em Los Angeles, quando se apresentou ao lado do brasileiro Oscar Castro Neves, em 2008. "É uma das situações que me fizeram meu desenvolvimento musical crescer", diz.
Anna que faz questão de agradecer à consulesa-geral da Polônia em Curitiba, Dorota Barys, por viabilizar o show conta que jamais se "atreveria" a convidar o músico brasileiro para uma parceria. "Convidaram o Ivan, ele disse sim. Na mesma hora, eu disse: estou fazendo as malas!", brinca a cantora.
Show
Quando falou à reportagem, Anna disse que ainda não havia um repertório definido para o show que, além da cantora e de Ivan Lins, ao piano, terá o guitarrista brasileiro Leo Amuedo e o também guitarrista Marek Napiórkowski, da Polônia. Músicas como "O Acaso", que marcou o encontro dos dois em estúdio, "Love Dance", "The Island" (versão de "Começar de Novo"), "Lembra de Mim" e "Nocturn", de Ivan, estão entre as que a cantora gostaria de fazer.
"Mas é o show que vai nos levar a uma direção. A energia da plateia mostra por onde ir e o que tocar", diz Anna. "Estou muito curiosa, e um pouco assustada. Mas é bom ter medo, porque meu medo está mostrando meu respeito por Ivan e pelo público. Não é errado. Mas claro que meu entusiasmo é maior que meu medo."
Serviço:
Ivan Lins convida Anna Maria Jopek. Canal da Música (R. Júlio Perneta, 695), (41) 3331-7500. Segunda-feira (10), às 20 horas. Os ingressos custam R$54 e R$29 (meia-entrada) e e podem ser comprados no Disk Ingressos pelo telefone (41) 3315-0808 e nos quiosques dos shoppings Mueller, Estação e Total, e no local, duas horas antes do início do show.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast