Todas as noites, o público que acompanha, capítulo a capítulo, Páginas da Vida, assiste aos créditos de abertura do folhetim Global e ouve, ao fundo, à melodia de "Wave", uma das canções mais emblemáticas da bossa nova, que embala o vôo de folha de árvore pelas ruas do bairro carioca do Leblon. A es-colha da música não ocorreu ao mero acaso: Manoel Carlos, autor da novela, é grande aficionado dessa fase da música brasileira, que considera a cara da zona sul carioca, cenário de suas tramas.
"Wave", que diz "Vou te contar os olhos já não podem ver/ Coisas que só o coração pode entender", é uma das integrantes do repertório do DVD Tom Jobim ao Vivo em Montreal, registro da apresentação do compositor brasileiro na cidade franco-canadense em 1986, que a gravadora carioca Biscoito Fino acaba de lançar pelo selo que mantém com a família do artista.
Maior nome dentro da história da MPB essa assusta poucos ousam questionar , o maestro Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, morto em 1994, completaria 80 anos em janeiro de 2007. Antecipando as comemorações, a Jobim Biscoito Fino lança o show gravado durante o festival internacional de jazz de Montreal, peça fundamental para a compreensão do alcance planetário da música de Tom.
Segundo o próprio Jobim, ele vivia a melhor fase de sua carreira, percorrendo os palcos de todo o mundo à frente de sua Banda Nova, mostrando as canções que o consagraram internacionalmente, mas sem a pretensão de dormir em berço esplêndido: além de apresentar composições mais recentes, Tom buscava revisitar seu espetacular repertório com a postura de quem procura novos ângulos e leituras. E mais, o maestro aparece feliz, renovado e falante nas quase duas horas de espetáculo registradas.
Ao lado de Jacques Morelenbaum (violoncelo), Paulo Jobim (filho do compositor, ao violão), Danilo Caymmi (flauta), Sebastião Neto (baixo) e Paulo Braga (bateria), com o vocal de Ana e Elizabeth Jobim, Simone Caymmi, Maúcha Adnet e Paula Morelenbaum, Tom interpreta seus standards com versões em português ou nas adaptações para o inglês , além de músicas menos conhecidas de seus álbuns, àquela altura, mais recentes.
Além de "Água de Beber", "Chega de Saudade", "A Felicidade" e "Garota de Ipanema", clássicos inquestionáveis em parceria com o poetinha Vinicius de Moraes, e a não menos emblemática "Samba de Uma Nota Só", com New-ton Mendonça, há muito mais. Principalmente as composições cujas letras também levam a assinatura de Tom, como "Wave", "Samba do Avião" e "Waters of March", versão de "Águas de Março" vertida para o inglês pelo próprio maestro. De sua obra mais recente, das décadas de 70 e 80, integram o DVD as belas "Gabriela" (tema do filme de Bruno Barreto), "Falando de Amor" (tema de abertura da novela Por Amor, também assinada por Manoel Carlos), "Two Kites" e "Borzeguim". Essas canções datam do período em que Tom regressou dos EUA para tornar a ver o Rio de Janeiro e fazer cantar a alma brasileira.
O único extra incluído no DVD vale por muitos traz uma longa entrevista de Tom concedida em sua casa, no bairro do Jardim Botânico, no Rio, em 1981, ao jornalista Ro-berto Dávila, num dos momentos mais confessionais e comoventes já registrados com a presença do maestro. No depoimento, ele fala, é claro, de música, brasilidade, sua paixão pela natureza e sentimentos como o amor e a tristeza, indispensáveis à sua obra. Imperdível. GGGGG
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Deixe sua opinião