A escritora Ana Maria Machado abre hoje, às 19h30, a Semana Literária do Sesc Paraná. Até o dia 17 de setembro, a Praça Santos Andrade receberá mesas-redondas com autores nacionais, além de bate-papos com escritores infantojuvenis, sessões de autógrafos, programação infantil e uma oficina de criação literária com o escritor pernambucano Marcelino Freire tudo gratuito e aberto ao público. Com o tema Literatura e Sociedade, o evento homenageia o intelectual Antonio Candido, a quem o assunto é caro. "Candido sempre pensou a literatura inserida na vida das pessoas, como um instrumento muito sofisticado de investigação do mundo", justifica o curador do evento, o escritor e crítico literário José Castello.Desde o ano passado com esse nome, a Semana Literária que antes se chamava apenas Feira do Livro Sesc chega este ano à sua 30.ª edição. A mudança de nome, de acordo com o coordenador de literatura do Sesc Paraná, Márcio Norberto, é chamar o público. "O nome antigo passava a ideia de ser apenas uma feira de comercialização de livros. Mas, paralelo a isso, sempre aconteceu uma programação literária intensa, tanto para o público infantil quanto para o adulto". Castello também vê, nessa diversidade de público, uma oportunidade para abordar os assuntos das palestras de forma acessível. "O auditório tem espaço para cem pessoas, o público é eclético e o tempo não é muito grande. Não cabe, portanto, um debate muito aprofundado. Antes de tudo, queremos apresentar os escritores já que muitos nunca vieram a Curitiba e ouvir o que eles têm a dizer sobre o mundo de hoje".
Para todos os gostos
As programações paralelas que acontecem entre uma mesa-redonda e outra privilegiam sobretudo o público infantojuvenil. Entre outras atrações, a produtora cultural Rosy Greca faz a palestra-show A Canção para Crianças, em que aborda a cultura de mídia para pais e educadores e participa também da Hora do Conto, evento de leitura de histórias para crianças. Além disso, a Semana Literária promove um bate-papo com os escritores André Vianco e Eduardo Spohr, populares entre os jovens.
Itinerância
Enquanto, em Curitiba, autores como Milton Hatoum, Michel Laub, Eliane Brum e Cristóvão Tezza debaterão em mesas com subtemas contidos em Literatura e Sociedade, em outras 20 cidades paranaenses, esses e outros escritores falarão sobre outros tópicos na mesma linha. É o que explica Márcio Norberto: "O evento acontece desde 2006 nesse formato integrado entre todos os Sescs do Paraná. O Ignácio de Loyola Brandão está indo para a região oeste, por exemplo. O Affonso Romano de SantAnna vai estar em Umuarama e Paranavaí. Queremos fazer esses escritores dialogarem com outros públicos. Para uma cidade menor, onde o acesso à cultura é mais restrito, a presença do escritor na sociedade é fundamental".
Serviço
Confira a programação completa da Semana Literária do Sesc Paraná no site www.sescpr.com.br/eventos/semana-literaria.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião