Temas
Confira trechos das canções mais "didáticas" de Um Minutiiiinho:
"Agenda Infantil"
Até no sábado acordar às sete horas pra treinar na minha escola, capoeira e natação (...) / Eu sou criança e criança nessa idade quer brincar bem à vontade sem ter tanta obrigação
"Eu Sou um Bebezinho"
Não tenho tempo pra esperar a hora, tem que ser aqui, agora...agora não, já!
"Para Parar a Brincadeira"
Para parar a bagunceira / para parar para guardar / para parar a brincadeira / para parar para arrumar
Serviço
Foto: ReproduçãoCDUm Minutiiiinho
Palavra Cantada. MCD. R$ 29,90. Infantil.
A dupla Palavra Cantada é formada pelos músicos experientes Paulo Tatit e Sandra Peres, que souberam cair no gosto das crianças desde a criação do selo homônimo, em 1994. Agora, eles se aproximam da preferência das mães ao abordar pequenas pílulas de ensino e psicologia infantil, como a importância de guardar os brinquedos depois da folia e de não fazer tudo o que os bebezinhos querem.
As protetoras mamães também saem da audição de um CD ou de um show do grupo com "lição de casa". "Agenda Infantil", presente no novo CD da dupla, Um Minutiiiinho, por exemplo, ensina que criança precisa brincar, e não ter tarefas o dia inteiro.
Em Curitiba, os fãs poderão ver de perto a verve desses ritmados animadores no show Brincadeiras Musicais, que acontece no dia 5 de agosto, no Teatro Positivo (os ingressos ainda não estão à venda). Entre uma brincadeira e outra com a filha de 4 anos, Paulo conversou com a reportagem por telefone:
Vocês estão se tornando mais "didáticos"?
Isso surge espontaneamente, com temas para se lidar com as crianças. Mas são poucas aquelas [músicas] que têm algo mais prático. Ficamos mais no universo onírico, e o que manda é se a música fica boa ou não. O conceito que mais gosto de passar é a parte do gosto musical, do jeito que se faz a música. Mais a sensibilização musical que qualquer outra coisa.
E musicalmente, qual sua preferência atual?
Para as canções "práticas" gosto da postura rock. Ele é focado, objetivo, bem brutalista, sem muita sutileza... Fizemos isso em "Bolacha de Água e Sal", e a moleacada gosta. Eu sinto que as crianças não gostam de coisas mais poéticas. E querem falar de uma coisa só, que traga um tema. Gosto de dar munição diretamente para a criança, como em "Agenda Infantil", onde a criança diz: "eu já falei pra minha mãe milhões de vezes". É para a mãe se tocar.
De onde vem sua inspiração?
Ela vem de várias maneiras. Em "Para Parar a Brincadeira", ela surgiu brincando de trompete com minha filha de quatro anos. Ouvi o "paparapapá", que se tornou "para parar", e guardei essa ideia. As palavras começam a se encaixar na melodia, e aproveitamos o motivo, dando um sentido para isso. Tudo para não perder a ideia.
Quais são as canções inéditas do CD Um Minutiiiinho?
As que eram conhecidas são "Vem Dançar com a Gente", que saiu em DVD; "A Nossa Casa", música antiga que fiz com Arnaldo Antunes e Alice Ruiz (por coincidência o Arnaldo também gravou de novo no Acústico MTV, e volta e meia eu assino autorização de uso, para constar em propagandas). Além dessas, "Vambora, Tá na Hora" saiu em DVD e "Então Tá Combinado" foi usada pela TV Cultura na abertura do programa Quintal da Cultura.
Como vocês conseguem crianças tão afinadas para acompanhá-los?
Agora estamos com o Coral Palavra Cantada, faz um ano. Tem 50 crianças, que entram só com audição, quem já canta. E nas gravações, tentamos chamar todo mundo.
Deixe sua opinião