O espetáculo Musaico, de Doriane Conceição, que será apresentado hoje, no Teatro Paiol, será uma reunião natural de artistas que vivem na mesma atmosfera cultural.
A intenção da baiana, natural de Juazeiro, mas personagem atuante da vida cultural de Curitiba, é mostrar um retrato da cena musical atual para aqueles que acreditam que a MPB parou nas décadas de 60 e 70. Essa constatação veio da experiência em apresentações. "Em bares, sempre querem o mesmo repertório, o público fica preso a uma época. Nesse show, vamos dar vazão ao que está sendo feito na área", afirma a cantora.
Professora de musicoterapia da Faculdade de Artes do Paraná FAP), Doriane acredita que a produção musical do estilo continua forte, com influências de choro, jazz, maracatu e cultura popular. "Sempre tivemos bons músicos profissionais, mas agora eles têm lugar para se reunir", explica a artista em referência à FAP, ao Conservatório de MPB, à Casa da Lua e à Universidade Federal do Paraná (UFPR), lugares onde os músicos se encontram e cultivam as relações. De acordo com ela, cada um vai servindo de referência para o outro.
Para realizar o show, foram convidadas as artistas Marina Camargo (acordeon), Elaine Barbosa e Marcela Zanetti (flauta transversal), Carla Zago (violino) e o grupo Maracaeté. Também dividirão o palco com a cantora os instrumentistas Alexandre Rogoski, Eduardo Gomide, Érico Viensci, Gustavo Proença e Hely Souza.
Serão 17 canções de 20 compositores diferentes da nova geração, uma mistura de arte, música popular, movimentos, imagens, cores e sensações. Essa tal "geração" é formada por grupos como Baque Solto, Fubá com Canela, Trio Caipora, Risoflora, Mesmalaia, Mundaréu, Maracaeté, Mafagafieira, Maria Faceira, Rosaflô, Café Pingado e Noivas de Alfredo.
* * * * *
Serviço: Doriane Conceição em Musaico. Teatro Paiol (Largo Guido Viaro, s/n.º), (41) 3213-1340. Hoje às 20 horas. Ingresos a R$ 10 e R$ 5 (mais um quilo de alimento não-perecível).