Muita opção
Saiba mais sobre as mostras com curadoria dentro do Fringe:
Coletivo de Pequenos Conteúdos
Peças de grupos curitibanos que pesquisam novas linguagens. Ficará em cartaz no TUC Teatro Universitário de Curitiba (Largo da Ordem).
Mostra Novos Repertórios
Trabalhos curitibanos que tiveram boa repercussão ao longo de 2012. Em cartaz no Teatro do HSBC (no calçadão da Rua XV).
Mostra Baiana
Peças selecionadas pelo ator Wagner Moura que apresentam um pouco do que os artistas baianos estão criando. Em cartaz no Teatro José Maria Santos.
Mostra Seu Nariz
Seleções de humor em cartaz na Cia. dos Palhaços. As programações atendem crianças e adultos.
Mostra Teatro para Ver de Perto
Seleções do Galpão Cine Horto, de Belo Horizonte, no Teatro Novelas Curitibanas e Espaço Cênico.
Para Crianças de Todas as Idades
Peças selecionadas pela Cia. do Abração, em cartaz no espaço do grupo.
Pelo quinto ano, o Festival de Teatro dá um auxílio para o público do Fringe encontrar com mais facilidade seus interesses. A mostra paralela, sem curadoria, passou em 2009 a ter a seleção e reunião de espetáculos com algum traço em comum. Nesta edição do evento, que vai de 26 de março a 7 de abril, são seis mostras especiais. No site do evento (www.festivaldecuritiba.com.br), elas são as primeiras atrações quando o internauta clica em "Fringe". No guia impresso, estão entre as páginas 154 e 172.
As peças experimentais se agrupam em dois núcleos: o Coletivo de Pequenos Conteúdos, com nove estreias de trabalhos curtos, e a Mostra Novos Repertórios, com sete trabalhos já apresentados em 2012.
Destes últimos, três fizeram parte da última temporada no Teatro Novelas Curitibanas: Vidas Paralelas A Incrível História de Marileide e Michael Jackson adapta um livro de Fernando Bonassi; Em Breve nos Cinemas poetiza sobre a vida do escritor David Foster Wallace; e Porque Não Estou Onde Você Está é inspirada na obra de Jonathan Safran Foer.
E não só de peças que pendem para o hermetismo se faz a mostra. Está representado também o humor do Antropofocus, com Não Se Preocupe: É Apenas o Fim do Mundo, e a brincadeira musical de André Abujamra e Grace Barros de Família Lovborgs: os Russos Transcomunicadores.
"Ficamos atentos ao que estreou na cidade depois do último festival e unimos forças para atrair a crítica e o público", conta a produtora Michele Menezes. Neste ano, haverá uma promoção na Novos Repertórios: a entrada custa R$ 20, mas quem comprar ingresso para quatro ou mais espetáculos paga R$ 5 cada.
Experimental
Erroneamente identificada como uma "mostra de alunos da FAP", já que diversos integrantes cursaram teatro na Faculdade de Artes do Paraná, o Coletivo de Pequenos Conteúdos traz novos dramaturgos e uma peça toda em inglês.
Como se mostrou acertado em anos anteriores, o evento abre com um show de música. Foi ali que o clipe de "Oração", da Banda Mais Bonita da Cidade, foi lançado. Dessa vez, quem toca é o Red Foot.
Os radicais "transgênero" da companhia Selvática apresentam duas estreias, Medeia e Wunderbar. Zero, em inglês, tem texto de Don Correa.
O grupo também promove uma mesa redonda para discutir o teatro estadual. Com Ana Rosa Tezza e Eduardo Giacomini, de Curitiba, o debate terá ainda representantes de outras regiões do Paraná, que deverão firmar um documento final de demandas relacionadas à lei de fomento estadual (Profice).
No canto do humor, a Cia. dos Palhaços divide o espaço da Mostra Seu Nariz com outras variantes da comédia. Vem gente de São Paulo, Florianópolis, Recife e da Argentina. Eles oferecem ainda três cursos de palhaço de rua e outro com um "globista" argentino (que trabalha com balões).
O Fringe traz ainda uma mostra baiana já apresentada pela Gazeta do Povo , trabalhos de Belo Horizonte e peças infantis selecionadas pela Cia. do Abração.
Deixe sua opinião