• Carregando...
“Ao final é que percebo qual unidade, que raciocínio o disco tem. Nunca faço um disco com a intenção de fazer assim ou assado. É sempre uma resposta às minhas sensações. O disco, depois, é que me conta o que eu pensei.” -Ivete Sangalo, cantora | Gui Paganini/Divulgação
“Ao final é que percebo qual unidade, que raciocínio o disco tem. Nunca faço um disco com a intenção de fazer assim ou assado. É sempre uma resposta às minhas sensações. O disco, depois, é que me conta o que eu pensei.” -Ivete Sangalo, cantora| Foto: Gui Paganini/Divulgação
 |

CD

Real Fantasia

Ivete Sangalo. Universal Music. R$ 24,90. Pop.

"Música é uma coisa que você não analisa muito", diz Ivete Sangalo, em entrevista coletiva sobre seu novo disco de inéditas, realizada na última terça-feira, em São Paulo. "Ou você sente, ou não sente."

A fala, que surgiu após evasivas bem-humoradas da cantora a cada tentativa de abordagem "intelectualizada" dos jornalistas sobre o novo trabalho, resume o projeto do novo CD, que já está à venda nas lojas e em uma versão "deluxe" no iTunes, que inclui um dueto com a colombiana Shakira na música "Dançando".

"O negócio é a felicidade", diz Ivete. "Não tenho aquela coisa de fazer um disco com uma concepção. Minhas concepções são muito assim: ‘vamos embora meu filho, que tenho outra coisa para fazer daqui a pouco’", brinca.

"Ao final é que percebo qual a unidade, que raciocínio o disco tem. Nunca faço um disco com a intenção de fazer assim ou assado. É sempre uma resposta às minhas sensações. O disco, depois, é que me conta o que eu pensei", explica a cantora.

A mesma espontaneidade vale para a sonoridade do novo trabalho, uma mistura pop de ritmos como samba-rock, reggae, disco, dance music e axé com uma forte presença de ritmos latinos como guajira, zouk e salsa.

"Essa onda [de ritmos latinos] é minha. Os instrumentos de percussão que toco são todos característicos da música latina. Embora não tenha sido uma intenção, fico feliz que tenha chegado a esse resultado", explica.

O álbum traz 14 canções – duas delas, faixas bônus: "Eu Nunca Amei Alguém como Te Amei", de Paulo Sérgio Valle e Eduardo Lages, e "Me Levem Embora", de Dori Caymmi e Jorge Amado – gravada para a trilha sonora da novela Gabriela, da Rede Globo.

A participação de Ivete no elenco da produção, por sinal, é um assunto que divide com o novo disco a empolgação da cantora.

"Não imaginei ficar tão feliz", conta Ivete. "Fiz experiências maravilhosas, mas muito mais breves que em Gabriela. Com o tempo maior da minha participação na novela, pude aprender muita coisa", diz a cantora, que, aos 40 anos, responde com tranquilidade a respeito do desafio de conciliar a nova carreira com a gravação do novo disco, o marido e o filho que teve em outubro de 2009.

"Existe uma agenda programada para que eu assuma os compromissos sem ferir hoje o que é minha grande prioridade, que é minha família", diz Ivete.

Os bastidores da empreitada serão retratados pelo especial Real Fantasia que será exibido pelo canal pago Multishow entre 22 e 26 de outubro.

A turnê do novo álbum estreia no dia 30 de novembro – excepcionalmente em São Paulo, já que um conflito de agendas fez o lançamento em Salvador ser programado para janeiro.

Sobre as apresentações, Ivete já chega a falar sobre planos para um DVD ao vivo, comemorativo aos seus (pelo menos) 20 anos de carreira, com o repertório do novo disco. Com 80 mil cópias prensadas – hoje, disco de platina no Brasil, mas uma quantidade mínima perto dos quase 3 milhões de unidades vendidos pela Banda Eva em 1997 –, o foco do novo trabalho, naturalmente, são os shows.

"Como fiz ele todo inédito, penso em trazer para o mundo do ao vivo. Porque amo disco de estúdio, mas sou uma artista do palco."

O repórter viajou a convite da Universal Music.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]