
Uma das peças arqueológicas mais polêmicas da história é tema de uma exposição itinerante que chega a Curitiba nesta terça-feira (30), no Palladium Shopping Center.
O centro das atenções de Quem É o Homem do Sudário, obviamente, é o fac-símile do Sudário original, guardado na catedral de Turim, na Itália, uma peça de linho confeccionada em tear manual que, misteriosamente, contém a imagem de um corpo, de frente e de costas, e diversas manchas de sangue.
A mostra ganha amplitude com réplicas de flagelos, coroa de espinhos e pregos, além de hologramas em tamanho natural da imagem que marca o Sudário, obtidos pelo cientista holandês Petrus Soons. Também há ilustrações e painéis que explicam as principais descobertas científicas sobre o tema, uma coleção de moedas originais da época de Pôncio Pilatos e uma estátua de bronze que revela a posição em que o Homem do Sudário se encontrava.
Pesquisadores admitem haver inúmeras coincidências (leia ao lado) entre as marcas impressas no Sudário e o que a Bíblia relata sobre a Paixão de Cristo.
Coincidências à parte, pessoas agnósticas ou de qualquer religião se sentirão atraídas por esta exposição que apresenta um dos objetos que mais intriga cientistas de todo o mundo afinal, mesmo após inúmeros testes, não se sabe como a imagem foi produzida e se mantém no tecido há tanto tempo.
Serviço
Quem é o Homem do Sudário. Palladium Shopping Center, Piso L3. Ingressos a R$ 5 e R$ 2,50 (meia). De segunda a sexta-feira, das 11 às 23 horas; sábados, das 10 às 22 horas; e domingos, das 14 às 20 horas. Agendamentos de grupos, pelo telefone (41) 3212-3500 ou pelo email sudariogrupo@shoppingpalladium.com.br



