• Carregando...
Cerca de 1,5 mil livros são emprestados por mês na Biblioteca Pública Municipal de São José dos Pinhais | João Fernandes/Divulgação
Cerca de 1,5 mil livros são emprestados por mês na Biblioteca Pública Municipal de São José dos Pinhais| Foto: João Fernandes/Divulgação

Bem no centro de São José dos Pinhais, cidade da região metropolitana de Curitiba, existe uma espécie de "ilha de silêncio". Trata-se de um prédio de 515 metros quadros, situado na Praça 8 de Janeiro, em frente à Igreja Matriz. Lá, o paraibano radicado na capital paranaense Abraão Gomes Portela, de 29 anos, encontra um refúgio entre às 11h15 e 11h45, de segunda à sexta-feira.

Portela é bacharel em Direito, trabalha na prefeitura da cidade e, nos 30 minutos de folga, estuda para um concurso público. "Aqui existe silêncio e oportunidade para estudar e mesmo ler aleatoriamente alguns livros", diz Portela.

O local, que o funcionário público e outras 400 pessoas frequentam diariamente, é a Biblioteca Municipal Scharffenberg de Quadros, que hoje completa 70 anos. Dois eventos marcam a data. A poeta Roza de Oliveira participa de um bate-papo com a comunidade, às 15 horas, no Museu Municipal. E às 19h30, na Câmara Municipal, serão conhecidos os vencedores do Prêmio Linguagens Culturais.

A Biblioteca de São José, com o seu acervo de 75 mil volumes, é frequentada por aqueles, como Portela, citado no início da reportagem, que buscam um local apropriado para a leitura.

Na manhã de ontem, quando a reportagem da Gazeta do Povo visitou a Biblioteca, Julia Rose, 7 anos, e Paulo Henrique Ribeiro Santiago, 9, manuseavam livros e gibis em uma das salas de recreação. Os irmãos estudam à tarde e, no período de folga, costumam se entreter com conteúdos educativos no espaço público. "Eles não são exceção. Há muitas crianças que passam horas aqui, lendo ou brincando, por exemplo, com fantoches", diz o bibliotecário Vitor Magliocco do Carmo.

A chefe da Biblioteca, Luciméri Pauletto Nogueira, comenta que há dezenas de adultos que frequentam o local para ler jornais e revistas. Jovens e idosos, conta Luciméri, também acompanham contações de histórias e outros projetos de fomento à cultura.

Thais Midorikawa, 17 anos, passa mais de oito horas de seu dia dentro do prédio onde, no passado, já funcionaram um colégio, o Fórum e a Câmara Municipal da cidade. Ela estuda nas dependências da Biblioteca, das 9 horas às 17h30, porque deseja passar no vestibular do curso de Engenharia de Bioprocessos.

Quando está cansada das apostilas, Thais percorre os corredores, sobretudo os do segundo andar, e pega livros de poesia. "Relaxo lendo Manuel Bandeira e Olavo Bilac", diz. Nos fins de semana, quando a Biblioteca está fechada, a estudante faz algo "diferente" em casa: lê a prosa de Julio Verne. "Mas prefiro o silêncio desse espaço público, que também considero a minha casa", finaliza Thais.

Serviço:

70 anos da Biblioteca Pública Municipal Scharffenberg de Quadros (Pça 8 de Janeiro, 120), São José dos Pinhais. Segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas. Fechada nos sábados e domingos. Programação comemorativa: hoje, Café com Poesia, com Roza de Oliveira, no Museu Municipal Atílio Rocco (R. XV de Novembro, 1.660), às 15 horas. Às 19h30, entrega do Prêmio de Linguagens Culturais, na Câmara Municipal (R. Veríssimo Marques, 699). Mais informações (41) 3381-5845.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]