Cinema
Confira informações deste e de outros filmes no Guia da Gazeta do Povo.
Na nova aventura do mais carismático mutante da saga X-Men, Wolverine Imortal, que estreia hoje em versão 3D e convencional nos cinemas, o anti-herói assume a figura do ronin o samurai errante e sem mestre na tradição japonesa (veja o serviço completo no Guia Gazeta do Povo).
Ainda atormentado pela morte da colega Jean Grey no último filme da série, Logan (Hugh Jackman) decide mudar de vida e morar nas florestas japonesas como um ermitão.
A aposentadoria é interrompida por uma mensagem de um bilionário da indústria da tecnologia, na verdade um velho amigo a quem Logan salvara durante a Segunda Guerra, com uma proposta indecorosa: o lobo passaria seus poderes de cura que têm sido um fardo em seus dias de luto ao amigo e poderia viver o resto de seus dias como um mortal.
Da recusa de Logan começa a trama bem-construída pelo diretor Jerry Mangold e os roteiristas Scott Frank e Mark Bomback, em que Logan precisa proteger a neta do bilionário, herdeira do clã, de uma rede de inimigos não claramente identificáveis.
O enredo tem o mérito de manter a forte personalidade do personagem e ainda dar-lhe uma triste carga emocional que ele só abandona nas boas sequências de ação.
O cenário é um Japão contemporâneo, em que a alta tecnologia convive com tradições e códigos de honra milenares. A direção de arte remete esteticamente àquele das primeiras histórias em quadrinhos da Marvel: um país povoado quase inteiramente por mafiosos tatuados, ninjas, samurais e gueixas.
Fica claro que o roteiro acentua propositalmente alguns destes estereótipos para explorar este conflito entre o tradicional e o pop.
Interpretando Logan pela sexta vez, Jackman mostra que além da ótima personificação do herói é um ator versátil e com personalidade.
No elenco, destaque também para a atriz russa Svetlana Khodchenkova, no papel de Víbora, uma mutante traiçoeira e sensual contratada para fragilizar Wolverine.
Aperitivo
Antes de subirem os créditos, no final do filme, há uma cena que antecipa a trama do próximo filme dos X-Men e que deve estrear no Brasil apenas no ano que vem. GGG
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