O premido Em Busca da Vida é a próxima atração da Mostra Internacional de Cinema na Cultura| Foto: Divulgação

Há tempos tenho o hábito de assistir à telenovela das 21 horas. Creio que o adquiri ainda na infância – tenho lembranças da família toda reunida em frente à tevê, com os pratos do jantar apoiados nos joelhos e os olhos vidrados na trama que segue o Jornal Nacional. Hoje em dia, além de uma maneira de perpetuar essa espécie de "tradição familiar", ver novela acaba servindo para esvaziar minha cabeça, sempre transbordante de informações após longas jornadas de trabalho.

CARREGANDO :)

Por isso mesmo, costumava ficar possessa às quartas-feiras, quando a novela tem duração mais curta devido às transmissões de jogos de futebol que nem os fãs de futebol têm paciência para assistir – as partidas dos times paranaenses raramente são transmitidas na tevê aberta. Na quarta-feira passada, por exemplo, o desenrolar das histórias de Fina Estampa foi interrompido por uma partida insossa entre Fluminense e Cruzeiro. E daí que o Fluminense ganhou de 2 a 1? Eu queria mesmo era ver o barraco que a Griselda (Lilia Cabral) aprontaria no jantar dos Velmont (Christiane Torloni, Dalton Vigh e Adriana Birolli). A alternativa foi zapear até me surpreender com uma cena de Planeta Terror (2007), de Robert Rodriguez, em versão legendada, em plena tevê aberta.

Meu ódio eterno ao futebol das quartas-feiras só foi amenizado depois que descobri (com um certo atraso) o programa Mostra Internacional de Cinema na Cultura, aqui exibido pela E-Paraná, às quartas e sextas-feiras, às 22h15. Apresentada pelo jornalista, crítico de cinema e criador da Mostra Internacional de Cinema Leon Cakoff e sua esposa, Renata de Almeida, a atração exibe filmes do catálogo do festival (realizado anualmente em São Paulo desde 1977) e outras produções apreciadas pela crítica quando lançadas nos cinemas.

Publicidade

Com curadoria do próprio casal, os filmes são exibidos em versões legendadas e com poucos intervalos comerciais. Antes das exibições, os apresentadores recebem um convidado para um bate-papo de alguns minutos sobre o longa-metragem do dia. Na próxima quarta-feira, dia 14, Cakoff e Renata receberão a diretora e cenógrafa Daniela Thomas (Linha de Passe) para comentar o premiado Em Busca da Vida, vencedor do Leão de Ouro de Veneza em 2006, que vai ao ar logo em seguida.

Em setembro, será exibida ainda a versão para a ópera Tosca do francês Benoît Jacquot (dia 21); o mexicano Luz Silenciosa, de Carlos Reygadas, premiado pelo júri de Cannes em 2007 (dia 23); o argentino Memória de Quem Fica (dia 28), que traz a visão de dez cineastas sobre o atentado terrorista à sede da Associação Mutual Israelita Argentina (Amia), em 1994; e o irano-afegão Às Cinco da Tarde (dia 30), também premiado em Cannes em 2003.

Para os menos familiarizados, pode parecer chato trocar o futebol nacional pelo melhor do cinema não-blockbuster feito no mundo. Posso dizê-lo, pois sempre me incluíu entre esses ‘menos familiarizados’. Exatamente por isso, também posso garantir: a troca é infinitamente recompensadora.

Serviço

Acompanhe a programação da Mostra Internacional de Cinema na Cultura no site tvcultura.cmais.com.br/mostra.

Publicidade