Agenda
Contação de Histórias
Casa do Contador de Histórias (R. Trajano Reis, 325, São Francisco), (41) 9116-0587. Coquetel de inauguração, dia 13, às 19 horas. Contação de histórias, dia 14, às 16 horas. Roda de histórias de Natal, dia 15, às 10h30. Entrada franca.
O projeto existe há dez anos: cerca de 50 voluntários, devidamente treinados, saem por Curitiba contando histórias para idosos, crianças e doentes, em dez diferentes instituições, buscando despertar nas pessoas aquela centelha do amor próprio e do desejo de viver. Agora, o grupo tem uma sede própria, que será inaugurada nesta sexta-feira. No sábado e no domingo também haverá a prática da contação.
A Casa do Contador de Histórias fica na Rua Trajano Reis, no São Francisco, e abrigará os cursos promovidos pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) responsável pela ação.
"Nosso estilo é bem diferente do que se entende por contação. Não dramatizamos, e sim fazemos uma contação da roça: como um senhor na beira de um fogão ou uma avó costurando e contando. No final, o ouvinte se pergunta se foi história ou verdade", contou à Gazeta do Povo o educador José Mauro dos Santos, que desenvolve os cursos ao lado de Martha Teixeira da Cunha.
O conto é escolhido de acordo com o público. Para idosos, são frequentes os relatos da tradição oral, como os de Pedro Malasartes e do turco Nasrudin. Para crianças, entram muitos contos de fada o pré-requisito é que contenham bastante movimento.
Cursos
Quem desejar aprender o ofício de contador pode aproveitar um dos cinco cursos anuais promovidos pela casa. O próximo deverá ser agendado para março, ainda sem data definida. "Curioso é que recebemos mais gente de fora do que de Curitiba. Já vieram pessoas de Brasília, Manaus, Minas, Santa Catarina e até da Patagônia", revela Santos.
Em tempo, vale destacar o feliz encontro da ação cultural social com a preservação do patrimônio: o imóvel, datado da década de 1920, foi declarado área de interesse de conservação pelo município há dois anos, e concedido à organização para reforma.
Deixe sua opinião