Desde o mês de agosto do ano passado os principais companheiros de Nando Reis têm sido seu violão, as platéias cheias e a estrada. O músico, que há mais de um ano vem percorrendo todo os cantos do país com a turnê do álbum MTV Ao Vivo, lançado nos formatos CD e DVD, faz, hoje, às 23 horas, sua terceira parada na capital paranaense, em show no Curitiba Master Hall.
Assim como o repertório do álbum gravado no Bar Opinião principal reduto roqueiro da capital gaúcha, Porto Alegre , os shows do disco ao vivo vieram seguindo o objetivo inicial de Nando ao optar por um registro realizado fora dos estúdios: consolidar sua trajetória-solo gravando suas principais composições, que, até então, não eram atribuídas a sua pessoa, pois são nacionalmente conhecidas nas vozes de outros artistas.
O objetivo foi cumprido com maestria. Tanto o CD quando o DVD gravados pelo projeto da emissora musical brasileira renderam ao artista discos de ouro e uma legião de fãs que vem lotando as apresentações nas cidades por onde passa. "A diferença é inegável. Hoje as pessoas têm mais conhecimento da totalidade do meu trabalho", analisa o músico, em entrevista ao Caderno G.
Por isso mesmo, o "Ruivo", como é apelidado, e a banda que o acompanha, Os Infernais, vêm trabalhando na variedade das apresentações, que, segundo ele, são sempre diferentes umas das outras. "Com tanto tempo na estrada, aumentou a intimidade com a banda, e a gente vai fazendo descobertas. Temos levado cada vez mais gente ao shows e isso é um tremendo estímulo. Tenho a premissa de procurar fazer de cada show único", alerta Nando aos que já assistiram ao show MTV Ao Vivo nas outras duas ocasiões em que esteve na cidade outubro de 2004 e abril deste ano, no Guairão.
Mas, mesmo com a agenda lotada, a faceta compositor de Nando não tira férias. A estrada, segundo ele, chega a ser uma parte fundamental de seu processo de composição. Tanto que novas composições do ex-Titãs podem ser conferidas nos álbuns mais recentes de bandas como Paralamas do Sucesso ("Pétalas") e Jota Quest ("Não Dá"). Além disso, Nando Reis já está com o repertório de seu próximo álbum, ainda sem título definido, praticamente pronto, que será gravado em janeiro do ano que vem e tem lançamento previsto para o mês de maio. Depois dos meses em estúdio, o músico volta seu lugar preferido: a estrada. "Vou emendar uma turnê na outra", diverte-se, garantindo outra parada certa em Curitiba.
* Serviço: Nando Reis & Os Infernais. Curitiba Master Hall (R. Itajubá, 143), (41) 3248-1001. Hoje às 23 horas. Ingressos a R$ 60 e R$ 30 (estudantes e doadores de um quilo de alimento não-perecível), à venda nas lojas Mania do CD (Praça Osório e Shopping Metropolitan), nas Livrarias Curitiba e no site www.centraldoingresso.com.br.
Novidades
Confira algumas novidades do "Ruivo":
"Pétalas" escrita por Nando Reis, a faixa pertence ao mais recente álbum dos Paralamas do Sucesso, Hoje, lançado há uma semana. De quebra, o ex-Titãs participa da canção tocando violão.
"Não Dá" a canção é a terceira parceria de Nando com os mineiros do Jota Quest e faz parte de Até Onde Vai, mais novo trabalho da banda, lançado a menos de um semana. De Nando, o Jota Quest já havia gravado os sucessos "Do Seu Lado" e "A Minha Gratidão É uma Pessoa".
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião