O retrato de uma tragédia contemporânea em um texto impactante. É isto que o público vai encontrar na peça O Ato de Comunhão, com apresentações hoje e amanhã, no Espaço Cênico (veja o serviço completo da peça no Guia Gazeta do Povo). Com o ator e diretor Gilberto Gawroski no palco, o espetáculo faz parte da inédita Mostra XXX, do Festival de Teatro de Curitiba, que propõe temática adulta ao evento, que chega na 21.ª edição.
Concebida e interpretada por Gawroski, a peça teve livre inspiração em um fato real: o encontro de dois homens que se conheceram pela internet, na Alemanha, em 2001, em que um praticou canibalismo no outro com permissão da vítima.
"No texto, quero passar a ideia dos prazeres imediatos, principalmente do mundo masculino", disse Gawroski, em entrevista à Gazeta do Povo. "Apesar do tema, a forma que o espetáculo é apresentado é poética e fácil aos espectadores."
Há um ano em cartaz no Rio de Janeiro, o texto de Lautaro Vilo ganhou tradução de Amir Harif e codireção por Warley Goulart em uma montagem que marca três momentos na vida do canibal. A primeira é a festa de aniversário, quando completa oito anos, a segunda é o enterro de sua mãe durante a juventude, e, por fim, o encontro com a futura vítima já na fase adulta. O monólogo tem períodos que são retratados com ajuda de vídeos e vozes gravadas em off.
Bizarro
Ao fim do espetáculo, com as consequências bizarras do acontecimento, uma metáfora com os relacionamentos atuais é o fato a ser retratado. Para Gawroski, a proposta apresentada "transcende a realidade e só os elementos teatrais conseguem traduzir o sentimento".
Serviço:
O Ato de ComunhãoEspaço Cênico (R. Paulo Graeser Sobrinho, 305), (41) 3338-0450. Hoje e amanhã, a partir das 22h30. Ingressos a R$ 50 e R$ 28 (meia-entrada mais taxa).
Deixe sua opinião