"Será que é tudo isso mesmo?" Esta pergunta eu me fiz durante boa parte da exibição do documentário "Uma Verdade Incoveniente", apresentado pelo ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore. A fita entra em cartaz nas telonas curitibanas, esta semana, e mostra os mitos e equívocos existentes em torno da questão do aquecimento global. Em resumo, o filme com 100 minutos de duração, mostra números, gráficos, imagens de regiões do planeta que já indicam os efeitos do aquecimento global na Terra. A situação é alarmante, e ao que tudo indica, infelizmente, o questionamento sobre a importância do fato é comum à maioria das pessoas, pelo que mostra o próprio documentário.
O público sai da sala conscientizado do problema, que é de todos nós, em qualquer parte do mundo. Já, há alguns anos, estamos sentimos o efeito das mudanças climáticas provocadas pelo desenvolvimento e exploração dos recursos naturais de forma acelerada. Mas a fita pode ser um pouco cansativa. Ela se desenvolve através de uma palestra de Al Gore sobre o assunto, atividade que ele vem desenvolvendo em todo planeta e como são apresentadas muitas informações, a tendência é a pessoa se perder.
É uma produção que une diversão e engajamento e, felizmente, o filme indica possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. Mas isso vai depender do comportamento de cada um de nós.
Para saber mais acesse: www.climatecrisis.net
Confira a programação dos cinemas
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião