O curitibano Eduardo Fenianos, o Urbenauta (do latim, aquele que viaja pela cidade) gosta mesmo é de aventura. Depois de produzir um guia histórico e turístico de Curitiba e São Paulo, agora ele está lançando um guia da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Ele passou 18 meses percorrendo cerca de 2 mil quilômetros, desbravando as cidades de Araucária, Balsa Nova, Colombo, Fazenda Rio Grande, Lapa, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais. Ao contrário das aventuras anteriores, desta vez o Urbenauta não saiu sem dinheiro de casa e sem ter onde dormir. Em vez de expedição, Fenianos decidiu que faria apenas passeios. Escolheu nove das 25 cidades mais próximas da capital paranaense ou aquelas que considerou imperdível e colocou o pé na estrada com uma regra: sair de casa com sol. "A idéia era fazer passeios de um dia ou no máximo de um fim de semana. Os turistas que vêm a Curitiba passam cada vez menos tempo na cidade e quero oferecer opções para essas pessoas e para os próprios curitibanos", explica Fenianos.
Na aventura pela RMC o Urbenauta descobriu cânions, cachoeiras, a culinária tradicional das cidades, caminhos históricos, entre outros. Em sua lista de preferências estão o Caminho do Itupava e da Graciosa, em Quatro Barras, a Nascente do Rio Iguaçu, em Piraquara, e a geada, em Balsa Nova, em dias frios.
Confira outras atrações no Guias e Roteiros da RPC
Serviço: O Guia/Mapa será lançado sexta-feira (28) às 9 horas, na Prefeitura de São José dos Pinhais. A partir da próxima semana, estará disponível em bancas de revistas com o custo de R$ 4,50 o exemplar.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião