Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cênicas

Vale-tudo em quinze minutos

A Mostra Cena Breve Curitiba chega a sua quinta edição, reunindo 14 companhias de teatro de quatro estados e tendo como desdobramento apresentações no Teatro da Praça, em Araucária

Cena de Burlescas Boogie-Woogie, da Companhia Silenciosa: 15 minutos de experimentação | Alessandra Haro/Divulgação
Cena de Burlescas Boogie-Woogie, da Companhia Silenciosa: 15 minutos de experimentação (Foto: Alessandra Haro/Divulgação)
A montagem Desejo, da Cia. Stravaganza, de Porto Alegre |

1 de 2

A montagem Desejo, da Cia. Stravaganza, de Porto Alegre

Coração Acéfalo, Boca Desgarrada, da Companhia Subjétil, de Curitiba |

2 de 2

Coração Acéfalo, Boca Desgarrada, da Companhia Subjétil, de Curitiba

Dez dias dedicados à experimentação, exibição e discussão da dramaturgia contemporânea. Essa é uma maneira de definir a 5.ª Mos­­tra Cena Breve Curitiba, que acontece de hoje até a próxima segunda-feira (23), no Teatro da Caixa (com ingressos a R$ 6 e meia a R$ 3), e de 25 a 27 de novembro no Teatro da Praça, em Araucária, na região metropolitana, com entrada franca.O acontecimento cênico tem como ato inaugural a apresentação do espetáculo Apropriação, da Companhia dos Atores (RJ), que terá duas sessões hoje, às 19 e às 21 horas, no Teatro da Caixa.Mas é a partir de amanhã que a Mostra Cena Breve Curitiba passa a operar em seu formato já consagrado. A partir das 21 horas, o público terá a oportunidade de conferir, na sequência, as seguintes cenas, cada uma de 15 minutos, de três trupes paranaenses: E Ela Abriu os Olhos Embaixo D’Água (da Companhia de Alguém), Coração de Congelador (da Súbita Companhia de Teatro) e Burlescas Boogie-Woogie (da Com­­panhia Silenciosa).

Na manhã de sexta-feira (20), as três cenas apresentadas na noite anterior serão discutidas a partir das 11 horas, por Francisco Gaspar (PR), Francisco Medeiros (SP) e Gladis Tridapalli (PR), na sede da CiaSenhas, na Rua São Francisco, 35, no Setor Histórico – a entrada é franca.

As interlocuções acontecem até segunda-feira (23) e as quatro me­­lhores cenas, escolhidas em conjunto pelos especialistas e pelo público, serão exibidas na próxima semana no espaço cênico de Araucária (é a primeira vez que o evento tem um desdobramento em outra cidade).Um festival diferente

A Mostra Cena Breve surgiu em 2005, depois que integrantes da CiaSenhas conheceram o Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Hor­­to, em Belo Horizonte. No mesmo ano, a trupe curitibana idealizou, na capital paranaense, um e­­ven­­to similar ao realizado em Minas Gerais: a exibição de cenas, de até 15 minutos, seja de espetáculos que estão em processo de montagem ou mesmo de cenas idealizadas especialmente para a mostra.

Algumas cenas exibidas em edições anteriores da Mostra Cena Bre­­ve Curitiba desdobraram-se em es­­petáculos. Na Verdade Não Era o Sinal de Vai Tomar no Cu, texto de Luiz Fe­­lipe Leprevost, com direção de Nina Rosa Sá, foi apresentado na edição do ano passado e, posteriormente, desdobrou-se na montagem Na Verdade Não Era, que teve temporada recente no Teatro José Maria Santos.

Outros frutos

Marcia Moraes e Greice Barros, da CiaSenhas, comemoram não apenas o exemplo de Na Verdade Não Era, um experimento real que passou pelo evento, mas também ou­­tras conquistas. Primeiro, a oportunidade que grupos de Curitiba e de outros pontos do país têm de se encontrar durante o evento – neste ano 14 companhias, de quatro es­­­­­­tados, participam da Mostra.

"Depois, e o que é muito bacana, é que o público tem acesso, em um mesma noite, a pelo menos três montagens, de companhias distintas, com linguagens variadas. Isso atrai tanto atores, diretores, como também curiosos", co­­me­­mora Marcia Moraes.Toda a movimentação, relatos de cenas, resumo dos bate-papos e informações exclusivas serão veiculadas, com atualização constante, por meio do blog mostracenabreve.blogspot.com.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.