A "Divina Comédia", obra em poesia de Dante Aligheri que dá um panorama do pensamento medieval por uma viagem pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, vai ganhar música. O diretor do Centro Litúrgico do Vicariato de Roma, monsenhor Marco Frisina, anunciou para o segundo semestre deste ano uma montagem no Vaticano de um musical baseado nos versos de Dante.
Segundo o jornal italiano "La Reppublica", a montagem não será uma ópera no sentido clássico do termo, nem uma ópera-rock, apesar de monsenhor pretender usar o punk e o metal no espetáculo; mas uma representação teatral que vai recorrer a diversos estilos para contar a trajetória de Dante, guiado por Virgílio, até encontrar-se com sua amada Beatriz, ao fim do poema.
Assim, o "Inferno" vai ser contado em ritmo de pop, punk rock, heavy metal e jazz, de acordo com o jornal italiano. Para o Purgatório, Frisina pretende usar principalmente música gregoriana; e os versos de "Paraíso" vão ser recitados com uma "explosão em triunfo de uma ária de música lírica e sinfônica".
Monsenhor Frisina entende do riscado: já elaborou espetáculos musicais baseados em João Paulo II, São João Bosco e até sobre o romance entre Maria Callas e o armador grego Aristóteles Onassis. O espetáculo será patrocinado pelo Vaticano, o Senado e a Câmara dos Deputados da Itália, e será montado em "um grande teatro de Roma", segundo Riccardo Rossi, diretor geral da Nova Ars, empresa que irá produzi-lo.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Rosângela Moro defende união da direita para fazer frente a Lula e ao PT em 2026
Deixe sua opinião