Sucesso na televisão, o seriado "A Grande Família" chega aos cinemas na próxima sexta-feira (26), com o filme homônimo (veja trailer). Há seis anos no ar, exibido às noites de quinta-feira na Rede Globo de Televisão, o seriado segue o exemplo de outros bem sucedidos programas da rede como "Casseta e Planeta" e "Os Normais", que ganharam versão na tela grande. O elenco é o mesmo visto na telinha, com roteiro de Cláudio Paiva e Guel Arraes e direção de Maurício Farias. No filme, a comédia dá lugar ao drama.
A produção parte da possibilidade da morte do Lineu (Marco Nanini), certo de que sua vida está perto do fim, depois de um exame que nem tem coragem de abrir, ele experimenta três chances de refazer suas relações com todos. Em uma delas, briga com Tuco (Lucio Mauro Filho) jogando na cara do filho que ele já tem 30 anos, não trabalha, nunca passou no vestibular e vive encostado nos pais. Bebel (Guta Stresser) anuncia a gravidez e, para a decepção de Nenê, Lineu destrói o sonho da filha casada com um "traste" como Agostinho.
As outras situações se formam com Lineu tentando aproveitar a vida adoidado, deixando de ser aquele certinho da repartição, e, na última, quando ele resolve declarar todo seu amor à mulher com quem está há 40 anos.
A ambientação "kitsch", que cerca a família suburbana, e os amigos como a Marilda e o Beiçola também estão na trama.