O sul dos Estados Unidos se manifestou em peso nas bilheterias dos cinemas americanos quando a comédia "The Dukes of Hazzard" ocupou o primeiro lugar em seu fim de semana de estréia.
A adaptação para as telonas do seriado de TV homônimo dos anos 1980 (exibido no Brasil como "Os gatões"), sobre dois playboys sulistas, seu carro Dodge Charger e uma linda prima, vendeu estimados US$ 30,6 milhões em ingressos durante os três primeiros dias em cartaz, segundo a distribuidora Warner Bros. Pictures.
Feito com orçamento de US$ 53 milhões de dólares, a estréia do filme superou as expectativas, tanto que o presidente de distribuição do estúdio, Dan Fellman, disse que teria ficado satisfeito com bilheteria inicial de US$ 25 milhões.
Campeão de bilheteria da semana passada, "Wedding Crashers", caiu para a segunda posição, com US$ 16,5 milhões arrecadados, seguido por "A Fantástica Fábrica de Chocolate", com US$ 10,6 milhões.
Os três filmes saíram da Time Warner Inc., cuja unidade Warner Bros. distribuiu "Dukes of Hazzard" e "A Fantástica Fábrica de Chocolate", enquanto "Wedding Crashers" saiu de sua unidade New Line Cinema.
A Time Warner também chegou ao 5º lugar com "Must Love Dogs" (US$ 7,4 milhões vendidos) e ao 6º com o documentário francês "March of the Penguins" (Warner Independent Pictures, US$ 7,1 milhões).
Este último, um dos lançamentos mais aclamados em um ano de modo geral lamentável em termos de bilheteria, subiu quatro posições em seu primeiro final de semana em lançamento amplo. O filme, que estreou há sete semanas em circuito limitado, mostra os rituais de cortejo, acasalamento e criação de filhotes dos pingüins da Antártida. Até agora, já arrecadou US$ 26,4 milhões.
"Dukes of Hazzard" traz os atores pouco conhecidos Seann William Scott e Johnny Knoxville ao lado de Jessica Simpson, cantora pop conhecida por ter passado uma imagem de desmiolada num reality show na televisão. O filme também tem a participação de Willie Nelson e Burt Reynolds.
Completando os Top 5 da bilheteria, a saga sobre super-heróis "Sky High", da Disney, estrelada por Kurt Russell, caiu uma posição, para a 4ª, vendendo US$ 9,1 milhões em seu segundo fim de semana nas salas de cinema.
Dois recentes fracassos de bilheteria despencaram na lista: o thriller militar "Stealth" caiu três posições, para a sétima, e o thriller sobre clonagem "A Ilha", que estreou na Europa este fim de semana, caiu três posições, para a décima, após três finais de semana.