Os iranianos não assistirão nos cinemas ao filme mais recente do diretor Abbas Kiarostami, Copie Conforme, exibido no último Festival de Cannes, devido principalmente ao vestido que a atriz Juliette Binoche usa, anunciou o governo. "O filme não é ruim", declarou o vice-ministro da Cultura, Javad Shamaqdari. "Mas, por causa do vestido de Juliette Binoche, não poderá ser exibido nas salas de cinema", acrescentou, sem explicar o problema exato com a roupa da atriz. "Poderá ser mostrado em determinadas universidades e certos círculos privados", disse.
No domingo passado em Cannes, Juliette Binoche recebeu o prêmio de melhor atriz do festival por seu papel. Ao agradecer o prêmio no Palácio dos Festivais, a francesa exibiu um papel com o nome do diretor iraniano Jafar Panahi, que estava preso há mais de um mês. Panahi foi liberado na última terça-feira sob fiança, 48 horas depois do encerramento do Festival de Cannes, para o qual havia sido convidado a integrar o júri.
O vice-ministro iraniano da Cultura afirmou que não assistiu ao filme de Kiaraostami em Cannes, e sim em uma sala en Paris. "Havia 35 espectadores em uma sala de 300 lugares, em sua maioria pessoas mais velhas", disse. "O filme mostra a solidão das pessoas de certa idade por causa da situação das famílias, relacionada com as liberdades que existem na Europa", analisou o político. "Aqui não teria muito público, apenas os iranianos que têm um modo de vida ocidental", completou, antes de afirmar que Kiarostami "não tenta divulgar o filme no Irã".
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Deixe sua opinião