Primeiro do Paraná e terceiro do Brasil. Ambas as posições, nos rankings dos museus estaduais e nacionais com mais tempo de existência, conferem ao Museu Paranaense uma importância que por vezes passa despercebida aos que caminham pela Rua Kellers, no centro histórico de Curitiba, e se deparam com o imponente Palácio São Francisco, sétima e atual sede de seu acervo.
Hoje, data em que o Museu Paranaense completa 130 anos de fundação, sua importância histórica será celebrada com uma programação especial de eventos que segue até a próxima sexta-feira e tem início às 10 horas, com uma Missa de Ação de Graças na Igreja do Rosário (Largo da Ordem), e a participação do coral Pinha-Pinhão. Além da missa, também está programada para a data de hoje uma homenagem ao geólogo e professor João José Bigarella, com o lançamento do DVD Prof. Bigarella Uma Luta Ambiental, com roteiro e direção de Glaucon Horrocks.
Entre os destaques da programação de aniversário do museu está uma palestra com o pesquisador Carlos Brantes, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, na quarta-feira, às 18h30, sobre o artista plástico José Peón, que desenvolveu um importante trabalho na área da numismática (coleção de moedas, cédulas e medalhas) no estado. Na quinta-feira, às 18h30, será inaugurada a sala especial Ex Libris, com trabalhos selecionados entre os concorrentes ao Prêmio Ex Libris do Museu Paranaense, além da entrega do prêmio ao vencedor do concurso. Já na sexta-feira, às 19 horas, o museu sediará a exibição do filme A Guerra dos Pelados, de Sylvio Back, seguida de um debate sobre o tema Guerra do Contestado 90 Anos Depois, que irá contar com a participação de historiadores, professores e especialistas no assunto. Confira a programação completa no site www.pr.gov.br/seec.
Idealizado por Agostinho Ermelino de Leão e José Candido Murici, o Museu Paranaense foi inaugurado no dia 25 de setembro de 1876, no Largo da Fonte, onde atualmente fica a Praça Zacarias. Hoje, o museu possui laboratórios, biblioteca, auditórios, além de salas de exposições permanentes e temporárias.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião