• Carregando...

Vinicius de Moraes (1913 – 1980) foi poeta, diplomata, jornalista, showman, boêmio. Dizia ser "o branco mais preto do Brasil", "um Dionísio tropical", "um intelectual que não recuava diante da vida", "um labirinto em busca de uma saída". Acima de tudo, era um sujeito que não sabia viver se não estivesse apaixonado – por alguém, pela própria vida. Não à toa, teve nove casamentos. E, como se sabe, descreveu o amor e suas nuances como poucos por estas bandas.

Para iniciados ou não, chega agora ao mercado uma caixa com cinco CDs que compilam clássicos e raridades do "poetinha". Vinicius de Moraes & Amigos é a sexta coletânea organizada e lançada pela revista Seleções Reader’s Digest, a partir de pedidos de seus leitores – antes vieram discos de Milton Nascimento, Elis Regina, Fagner, Toquinho e Chico Buarque. Vendido apenas pela internet e por telefone (veja serviço no fim do texto), o produto ainda traz um encarte caprichado, com fotos, todas as letras e uma breve, mas concisa, biografia, assinada pelo jornalista Sérgio Augusto (eterno membro da "turma do Pasquim").

Grandes Amigos Celebram o Poeta, o primeiro CD do pacote, traz os maiores clássicos de Vinicius, a cargo de intérpretes de escolas variadas. De Chico Buarque ("Gente Humilde") a Maria Bethânia ("Modinha"), de Maysa ("Se Todos Fossem Iguais Você") a Ney Matogrosso ("Rosa de Hiroshima"). Tom Jobim, co-autor de 70% do repertório, aparece com "Garota de Ipanema", gravada ao vivo durante um show em memória aos dez anos da morte do parceiro.

A colaboração com Toquinho abrange dois CDs da coleção. São 28 músicas, entre elas temas obrigatórios como "Meu Pai Oxalá", "Aquarela" (um tanto batida), "A Tonga da Mironga do Kabuletê" e "Tarde em Itapuã" (fantástica). Outra parceria importante, com o violonista Baden Powell, também poderia ganhar um disco próprio, mas está espalhada pela caixa. Quatro temas dessa fase fazem parte do CD Poesia em Forma de Canções, dedicado à produção mais romântica de Vinicius: "Tempo de Amor" (na voz de Clara Sandroni), "Tempo Feliz" (Cyro Monteiro), "Apelo" (Dick Farney e Claudette Soares) e "Tristeza e Solidão" (com os próprios autores).

O Vinicius "cantor", aliás, é o mote do CD Entre Amigos & por Ele Mesmo, de longe o mais interessante para os já iniciados. Aqui, o poeta empresta sua voz a canções do quilate de "Samba em Prelúdio" (com Odette Lara), "Pela Luz dos Olhos Teus", "Berimbau", "O Astronauta", "Eu Sei Que Vou Te Amar" (com Maria Creuza). Uma voz irregular, curtida em litros e mais litros de uísque, mas carregada de emoção. Não é o que importa? GGGG

Serviço: A caixa com cinco CDs Vinicius de Moraes & Amigos é vendida, a R$ 149,80, apenas no site da revista Seleções (www.selecoes.com.br) ou pelo telefone (21) 4004-2124.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]