O artista plástico Carlos Henrique Tullio lança hoje, às 19 horas, no Teatro da Caixa, em Curitiba, o DVD Videoresgate, contendo uma seleção de documentários e obras de videoarte por ele produzidos nos últimos 17 anos. A edição inclui quatro filmes sobre os artistas plásticos. "Eu recebia muitos pedidos sobre os filmes do pessoal nas faculdades, mas não tinha cópias. Por isso, resolvi fazer essa reedição", explica Tullio.
O disco contém os filmes Impressões de Guido Viaro, centrado na produção gráfica do artista, A Arte de Fernando Velloso, sobre a o início da abstração na pintura paranaense; Quincaju: a Obra em Relevo, a respeito do artista primitivista natural de Jacarezinho; e Tridimensional, tratando das técnicas de criação de esculturas por meio da obra de Elvo Benito Damo.
Das obras de videoarte de Tullio, estão presentes Vibrações, Retratos da ilusão, Barras, Fundos de Outdoor, Videobolas, O Último Curador de Arte Contemorânea, Pixel ed Circenses e Agiottagem. A seleção de obras cobre a produção do artista plástico realizada entre 1988 (Vibrações) e 2003 (Aggiotagem). "Não é um portfólio completo, mas representa uma seleção de obras imortantes, que rodaram o Brasil em salões e mostras independentes, cobrindo acervos variadíssimos", diz Tullio. O disco também conta com um texto crítico do professor Fernando Bini. Na festa de lançamento, será exibido o inédito Contando os Patos, também da autoria de Tullio.
Videoresgate recebeu o apoio da Senind Engenharia e Montagem e da Caixa Econômica Federal. Será comercializado no próprio Teatro da Caixa, por R$ 25. A tiragem é limitada, com 400 cópias, com acabamento "quase artesanal", nas palavras de Tullio.
Serviço: Lançamento do DVD Videoresgate, de Carlos Tullio. Hoje, às 19 horas, no Teatro da Caixa (R. Conselheiro Laurindo, 280 Centro), (41) 33211999. Entrada franca.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião