Heitor Villa-Lobos é mais do que simplesmente o maior músico brasileiro de todos os tempos. Trata-se de um dos poucos compositores das Américas que pôde rivalizar com os europeus de seu tempo. Um dos maiores gênios já produzidos pelo nosso país. E, talvez, o artista nacional mais conhecido no exterior – com a exceção (quem poderia imaginar) de Paulo Coelho.

CARREGANDO :)

Para homenagear o compositor, a Cia. do Abração estréia neste fim de semana o espetáculo O Trenzinho do Caipira. A produção, dirigida por Giovana de Liz, contou com a participação de mais de 20 profissionais. Mas a peça não é uma biografia, e sim um jeito de mostrar para as crianças a importância do músico. E de fazer com que seja possível perceber o interesse de Villa-Lobos em divulgar a cultura popular do país.

A montagem começa com um grupo de carrinheiros, catadores de papel de uma cidade grande brasileira, fazendo seu trabalho. Aos poucos, os carrinhos que eles usam para a coleta se transformam em vagões de um trem. É uma homenagem ao Trenzinho Caipira, que faz parte da Bachianas Brasileiras N.º 2 e é uma das obras mais famosas de Villa-Lobos. De cada vagão, os atores fazem sair elementos que explicam para as crianças um dos aspectos da vida e da obra do compositor. (RWG)

Publicidade

Serviço: O Trenzinho do Caipira. Teatro da Caixa (R. Conselheiro Laurindo, 280), (41) 3321-1999. Texto: criação coletiva. Direção de Giovana de Liz. Com Inês Gutiérrez, João Graf, Kassandra Speltri. Sábados e domingos, às 15 horas. Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (classe e crianças). Até 27 de novembro.