Um espetáculo musical performático é a proposta do show diferente de Vilma Ribeiro e Lisa Simpson, que vai acontecer na próxima sexta-feira (11)às 21 horas, no Teatro Paiol.
Vilma Ribeiro estará com uma banda completa com seis músicos para apresentar seu novo repertório, parte do recém-lançado EP Vilma Ribeiro. Enquanto a música se desenrola, Lisa irá confeccionar ao vivo os complementos para a roupa de Vilma e o figurino das chamadas "Vilmetes", modelos que estarão experimentando as roupas e interagindo na apresentação.
A máquina de costura entra como elemento percussivo em algumas canções. "O música influencia em como a roupa sairá", diz Lisa, lembrando que o produto da performance é imprevisível.
Para compor o show, Lisa e Vilma se debruçaram sobre as partituras e na pesquisa de onde a máquina de costura poderia servir como complemento para os outros instrumentos. Além do figurino "work in progress", o cenário é concebido visualmente como um camarim, onde as "Vilmetes" farão movimentos de teatro de sombra e acrobacia com tecido sob direção cênica de Deborah Silva e Karen Tortato.
O show Camarim consolida a parceria das duas artistas, que se conheceram em 2009. Para Vilma Ribeiro, que foi vocalista da banda Namastê, assumir um novo figurino ajudou no fortalecimento de seu novo posicionamento musical.
Formada em Artes Visuais, Lisa, que tem um ateliê de costura, tem enveredado cada vez mais para a arte com o que chama de "costura musical". Recentemente ela apresentou uma performance em Londres. "Estou explorando novas influências, com a coisa de fazer a roupa na hora em que a música rola. A música sempre foi importante para mim, toco um pouco de violão e já fiz aula de canto. Agora estou 'namorando' a bateria", conta. Vilma RibeiroCantora, compositora e adora moda. O gosto apurado e o interesse de Vilma pela música vem de berço, com o pai grande apreciador e músico de jazz e a mãe cantora de coral. Aos 9 anos começou a estudar piano, ficou afastada das partituras durante a pré-adolescência, mas sua expressão musical encontrou no mestre Bob Marley uma forte influência e nos anos 90 ingressou como band líder da Namastê, banda que se tornou referência musical em Curitiba. Há dois anos em carreira solo, canta e compõe influenciada pelo jazz, blues e música brasileira. Com um EP lançado, atualmente se debruça na criação de seu primeiro disco, que deve sair em 2013.
Lisa SimpsonArtista, estilista e flerta com o universo musical. Lisa Simpson aprendeu a costurar na High School, nos anos em que morou com os pais no Canadá. De volta ao Brasil, tornou-se mais do que uma fashion designer: uma agitadora cultural com sua máquina portátil e mil ideias na cabeça. Criou o AGENTE (Costura), projeto de arte que utiliza a costura como meio de expressão. Trata-se de uma alternativa à moda convencional e uma forma de resistência à industrialização. O ateliê ambulante consiste em uma máquina de costura e diversos tecidos e retalhos, os quais a artista utiliza para interagir com o público através da reciclagem e customização dos mesmos de acordo com o perfil de cada comprador.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião