Um filme sobre amor e erotismo e um documentário brasileiro deixam as salas de cinema de Curitiba nesta sexta-feira (6). "Eros" e Vinícius" apresentam temáticas distintas, mas consideravelmente interessantes para os curitibanos que queiram fugir dos "clichês" que acompanham os filmes norte-americanos.
No início, era apenas o esboço de um curta-metragem em homenagem ao antigo sogro. Aos poucos, durante árduas noites de pesquisa, o diretor Miguel Faria Jr concluiu: é um material muito rico para apenas um curta. Assim nascia o documentário "Vinícius", que passa a limpo a vida e a obra de um dos grandes compositores brasileiros de todos os tempos, Vinícius de Moraes. No longa, um pocket show é realizado para homenagear o artista carioca, nascido em 1913.
Durante todo o filme, as transformações que o cantor presenciou na cidade do Rio de Janeiro são mostradas, além de todo o percursos percorrido ao longo da sua carreira, até 1983, ano de sua morte. Depoimentos de amigos, artistas e parceiros de composições endossam ainda mais a obra do mestre, famoso pela parceria com Tom Jobim. Outros músicos da MPB atual interpretam canções de sucesso de Vinícius durante o documentário.
Dos filmes internacionais, o longa "Eros" deixa a telona. Dividido em três episódios, dirigidos por diretores diferentes, o filme fala sobre amor e erotismo. A primeira parte, "The Hand", é de Wong Kar-Wai. No início da fita, a história se passa na cidade de Xangai, em 1963. Lá, um jovem alfaiate cultiva um amor platônico pela mulher para quem ele trabalha, confeccionando roupas.
"Equilibrium", de Steven Soderbergh, se passa em 1955, ano em que um publicitário de Nova Iorque conta para o seu analista os seus sonhos eróticos com uma mulher que lhe parece familiar, mas de quem ele esquece-se do rosto assim que acorda. A terceira e última parte, "Il Filo Pericoloso Delle Cose" é dirigida por Michelangelo Antonioni. O enredo se passa na região da Toscana, na Itália, onde um casal de meia-idade possui uma relação desgastada pelo tempo. No meio deste impasse, o homem passa uma noite quente com uma mulher mais jovem e misteriosa.
Confira a programação dos cinemas
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião