Joana Nin lança projeto de novo filme sobre mulheres de presidiários
O longa-metragem "Cativas", já aprovado pela lei federal de incentivo à cultura e atualmente em fase de captação de recursos, tem previsão de lançamento para o próximo ano.
O documentário "Vistia Íntima", da diretora Joana Nin, ganhou o prêmio de melhor curta-metragem na mostra competitiva do 2.º Festival de Cinema da Lapa, que teve início na terça-feira (4). O filme reúne depoimentos de mulheres que desenvolvem relacionamentos amorosos com presos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba.
Já "Balada do Vampiro", de Beto Carminatti e Estevan Silvera, que havia vencido em Gramado os prêmios de Direção de Arte e Música, recebeu o Troféu Tropeiro de melhor direção. Cerca de mil pessoas acompanharam o encerramento do festival e a premiação no Panteon dos Heroes neste domingo (9).
A cerimônia de premiação também contou com a participação da atriz Letícia Sabatella. Ela foi homenageada durante o evento e recebeu o Troféu Tropeiro Prêmio Especial Profissionais do Audiovisual Paranaense pelo trabalho que tem desenvolvido no cinema e na TV brasileiros.
O prêmio de melhor ator foi para Ary Fontoura, por seu trabalho em "Terra Incógnita" do diretor Gil Baroni, e o de melhor atriz para Mariana Zanette, pela atuação em "Inferno", de Geraldo Pioli. O troféu de melhor roteiro ficou com "Pax", de Paulo Munhoz e Érico Bechschi. O júri concedeu ainda uma Menção Honrosa para "Norte Sul Leste Oeste", documentário de Danilo Pschera.
Entre os vídeos universitários o grande vencedor foi o carioca "Esconde-Esconde", de Álvaro Furloni, que levou os troféus de melhor vídeo, atriz, ator e roteiro. A melhor direção foi de Beth Lee, de São Paulo, por seu trabalho em "Grafffiti". E uma Menção Honrosa foi concedida ao vídeo "O Flautista", de Matheus Vianna.
Além da exibição dos dois melhores filmes (Mostra de Curtas e de Vídeo Universitário), a noite da premiação teve as apresentações do filme "Os Três Monges da Lapa", do projeto "Casos e Causos" da RPC e que foi filmado na cidade e do curta londrinense "Satori Uso", do diretor Rodrigo Grota, que no último Festival de Gramado ganhou o Prêmio da Crítica, o Prêmio Incentivo e como melhor fotografia.
Deixe sua opinião