Bruna Caram: talento e personalidade que prometem| Foto: Guylherme Custódio

Foi uma surpresa para quem já havia ouvido o disco, o que se dirá então de quem nem conhecia a moça e foi ao Teatro da Caixa movido apenas por curiosidade. Sem perder o jeito de menina, a cantora paulista Bruna Caram impressionou a platéia com sua voz de tons contrastantes, capaz da delicadeza frágil dos graves quase sussurados e da potência de agudos encorpados, que calam fundo, dos quais ela se serve com a segurança de quem tem apenas 22 anos, mas canta desde os 9.

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A combinação se reflete na sua presença de palco, em interpretações com um quê dramático, como nas versões para o clássico de Roberto Carlos "Outra Vez" (composto por Isolda) – no qual, por um momento, é possível se iludir de que a intérprete sucumbiu ao pranto – ou "Beijo Partido", de Toninho Horta. Levam a crer que, quando cumprir a intenção revelada no palco de um dia gravar um disco apenas de "fossa e vingança", Bruna fará um registro de embargar a voz de quem a ouve.

Essas releituras são a minoria no repertório da moça, que dedicou todas as faixas do seu álbum de estréia, Essa Menina (Dabliú Discos, 2006), a um só compositor, o paulistano Otávio Toledo, por ela revelado. A opção é corajosa e a difere das outras "supernovas" – o apelido dado à geração de Mariana Aydar, Ana Cañas e da curitibana Thaís Gullin, entre outras revelações da música popular brasileira. Essas artistas, com mais freqüência, revisitam a obra de nomes de referência como Chico Buarque, miram nos novos músicos da Lapa ou apostam em composições próprias, nem sempre com sucesso.

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A seqüência de canções saídas da mesma mente, com uma ou outra parceria, mantém sempre certa qualidade, e, ainda que insista um pouco na mesma atmosfera e tenha seus altos e baixos, é invariavelmente defendida com disposição pela intérprete.

O frescor de "Essa Menina", a veia dramática de "Um Blues" e a preferida da cantora, "Sensação", estão entre os grandes momentos do disco e do show – dos quais não seria justo deixar de destacar a bela contribuição ao violão do produtor Alexandre Fontanetti.

As três apresentações em Curitiba fazem parte de uma turnê que está chegando ao fim. Bruna Caram, no momento, já prepara o seu segundo disco. Vale a pena ficar atento à garota, cujos talento e personalidade prometem mais boas surpresas para o futuro.