O "mistério" em torno das hortas brutalmente destruídas em "Wallace e Gromit A Batalha dos Vegetais", uma das estréias desta semana nos cinemas, não é nenhum segredo no título original: A Maldição do Coelhomem. A criatura, assim como o lobisomem, ataca nos dias de lua cheia, mas, ao contrário do primo carnívoro, devora somente frutas, verduras e legumes assim como Nick Park, criador dos personagens e co-diretor da animação, ao lado de Steve Box. O problema é que essas plantas são superdesenvolvidas e cuidadas como bebês pelos moradores do vilarejo onde mora o inventor Wallace e seu cão Gromit. Afinal, todos querem ganhar a cenoura de ouro no iminente concurso anual de vegetais gigantes.
Para resolver o problema, a cidade se divide entre Wallace, que deve inventar alguma geringonça capaz de capturar o Coelhomem com vida, e Victor Quartermaine, um bon-vivant disposto a tudo inclusive matar o bicho para impressionar Lady Campanula Tottington. Na versão legendada, exibida em Curitiba somente pelo Cinemark Barigüi, Quatermaine é dublado por Ralph Fiennes (O Paciente Inglês), enquanto Helena Bonham Carter (a mãe de Charlie em A Fantástica Fábrica de Chocolate) faz a voz de Campanula.
Com uma história singela e figuras carismáticas, a animação brinca com referências do cinema de monstro. Cita King Kong quando o monstro começa a escalar um prédio segurando Campanula nos braços e Um Lobisomem Americano em Londres durante a transformação do Coelhomem. Essas são diversões de gente grande e não importam. O que interessa são as crianças e, para essas, Wallace e Gromit podem se tornar uma febre se prepare para bonequinhos, videogames e outras quinquilharias baseadas no filme.